O Prefeito Municipal Aluísio Veloso, o Secretário de Obras Rodrigo Bahia e o Assessor de Projetos Especiais José Ivo da Silva, foram à Escola de Arquitetura da UFMG e se reuniram com o Diretor José Eustáquio, com os professores Eleonora Sad e Eduardo Cabaleiro, com as arquitetas Jussara Grosh e Simone Silveira, e com as alunas Flávia Lamare, Raissa e Maria Luiza.
O objetivo da reunião foi encaminhar uma parceira entre a Prefeitura e a Escola de arquitetura, no sentido de desenvolver tecnologias para construção de habitações de interesse social sustentáveis.
A idéia é trabalhar com materiais de baixo custo, mas, que permitam construções com alto grau de conforto. Além disso, há o objetivo do aproveitamento racional dos ventos para o arejamento das residências e o posicionamento correto em relação ao sol, de forma a reduzir a insolação. O projeto prevê ainda o uso da energia solar para aquecimento de água e a coleta de água de chuva para posterior reutilização.
O futuro residencial contará com uma floresta social e horta comunitária. Espera-se que o projeto esteja concluído até o final de janeiro. A previsão é de que as residências sejam construídas e colocadas a venda ainda em 2008.

COMPATILHAR: