O período das chuvas está chegando. Para evitar inundações a Prefeitura começou em Divinópolis o trabalho de limpeza dos bueiros. Mas a população também deve se prevenir e cuidar de telhados e calhas para evitar transtornos e prejuízos.
Aos 66 anos, muita disposição. O comerciante Antônio Dias limpa o telhado várias vezes ao ano. Trabalho intensificado com a aproximação do período chuvoso. Com esse cuidado ele evita o entupimento das calhas.
Mas poucas pessoas têm essa preocupação, o que pode contribuir para as inundações, alerta o Corpo de Bombeiros. O serviço, de preferência, deve ser feito por profissionais especializados. Mas se o morador decidir fazer a limpeza preventiva deve tomar alguns cuidados.
Mas não adianta cuidar das casas se a água acumular nas ruas. Isso acontece se os bueiros estiverem entupidos. Geralmente eles ficam na parte baixa para facilitar o escoamento e acabam virando deposito de resíduos.
Até janeiro o trabalho é limpar os bueiros que ficam nas áreas de risco da cidade. A falta de consciência de algumas pessoas é tão grande que tem gente capaz de retirar as tampas que são de concreto e pesam, em média, 50kg para jogar dentro do bueiro sacos de lixo. Por dia em Divinópolis os funcionários da Prefeitura limpam, em média, 60 bueiros. Dentro deles são retiradas cinco toneladas de entulho.

print
Comentários