O tão esperado encontro entre o prefeito Aluísio Veloso/PT, parte de sua equipe e o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor Luís Cláudio Costa, foi realizado na tarde de quinta-feira (6), na cidade de Viçosa.
Estiveram presentes junto ao prefeito Aluísio os secretários Geraldo Reginaldo (Educação), Maria Andrada (Cultura), Sheldon Almeida (Gabinete) e Túlio Fonseca (Comunicação). O presidente do Conselho Universitário, Aloísio Cardoso também esteve presente na reunião.
A visita teve como objetivo apresentar o município de Formiga e falar do interesse em receber uma unidade da Universidade. Na oportunidade, foram apresentados slides com informações sobre as atividades predominantes, potencial econômico e educacional, localização, dentre outros dados importantes sobre a cidade.
O reitor explicou aos representantes de Formiga todos os procedimentos necessários e falou sobre cada etapa.
A Prefeitura deverá emitir um ofício direcionado a reitoria da UFV, contextualizando a situação e o desejo de implantar uma extensão da universidade. O reitor explicou que são ações técnicas, que devem embasar um bom programa, com relevante significação social para a região.
A equipe formiguense entrará em contato com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que poderá colaborar com o sucesso da ação. No dia 3 de fevereiro, reitor e ministro estarão reunidos e o caso Formiga/Extensão UFV deverá ser abordado.
O município de Formiga deverá receber a visita de técnicos da UFV em março. Após esta etapa, a decisão ficará nas mãos do Conselho Universitário, presidido por Aloísio Cardoso. Caso aprovado pelo Conselho, a decisão final caberá ao Ministério da Educação (MEC).
Universidade Federal e Universidade Particular
O reitor da UFV, professor Luís Cláudio Costa afirmou que não existe competição entre universidades públicas e privadas. ?O Brasil não vai conseguir suprir as necessidades dos jovens apenas com as universidades públicas. A entrada de uma federal traz um excedente (de vestibulandos) que pode ser aproveitado pelas particulares?, disse o reitor, que ainda acrescentou: ?Em Viçosa, depois de mais de 70 anos de vida da UFV, as particulares percebem que é muito mais interessante estarem próximas a universidade federal?, contou.
Atualmente, a cidade de Viçosa possui quatro universidades particulares e uma federal.
Formiga
O prefeito Aluísio Veloso saiu do encontro bastante animado e afirmou ?Não podemos pensar pequeno, vamos trabalhar muito para conseguirmos uma extensão da UFV para Formiga?.
O secretário de Educação, Geraldo Reginaldo comentou: ?A instalação de um campos de uma unidade federal obedece alguns quesitos básicos legais que deverão permear o processo, ou seja, estudo de demanda, disposição geográfica e vontade política?. Geraldo lembrou que Formiga já teve duas grandes conquistas na área educacional nos últimos anos, com a vinda da Universidade Aberta do Brasil(UAB)e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG)e ressaltou: ?Conhecemos todo o processo por já tê-lo feito anteriormente?.
O chefe de Gabinete, Sheldon Almeida, também se mostrou entusiasmado e lembrou que a administração municipal possui importantes parceiros em Brasília.
?Foi dado o primeiro passo para que Formiga tenha uma unidade da Universidade Federal de Viçosa. Agora, é dado o seguimento a essa caminhada. Contamos com o apoio político de deputados e, principalmente do ministro Fernando Pimentel?, destacou Sheldon Almeida.
O ofício de intenções já está sendo preparado pela equipe do prefeito Aluísio Veloso.

COMPATILHAR: