Enfim as lâmpadas queimadas em diversos pontos da cidade começam a ser trocadas. A administração municipal divulgou no fim da tarde desta quinta-feira (25), que para a retomada do serviço foi necessário um intenso trabalho para mapear os locais que precisam de manutenção e adquirir o material para os trabalhos, o que justifica a demora em começar a fazer os reparos na rede de iluminação pública.

O material foi comprado pela Prefeitura e foi entregue nesta semana, possibilitando o reinício dos trabalhos.

O secretário municipal de Obras, Flávio Passos, explica que o atendimento será feito de acordo com o cadastramento das solicitações. “Por meio delas (solicitações), foi gerado um mapeamento do parque de iluminação pública municipal, que demonstrou quais as regiões em estado mais crítico e que devem ter prioridade.”

Flávio ressalta que a expectativa é de que as trocas sejam realizadas em até 60 dias. “Resolvemos organizar o serviço por bairros, por entender que assim conseguimos fazer mais trocas por dia. Apesar de priorizarmos as regiões mais críticas, daremos um tratamento à parte para os casos de emergência, como em locais com três ou mais postes apagados em sequência, com maior índice de violência e outros.”

A Secretaria de Obras informa que Formiga possui atualmente 8.500 pontos de iluminação pública. Já o número de solicitações para reparo chega a 900 pontos.

O prefeito Eugênio Vilela lamenta que a cidade esteja sofrendo com o problema na iluminação pública desde 2015, mas ressalta que toda a equipe da Secretaria de Obras está trabalhando pesado para conseguir solucionar logo essa questão. “Infelizmente assumimos a cidade sem que um planejamento ou algum tipo de serviço eficiente houvesse sido feito. Conseguimos logo nestes primeiros meses de administração desenvolver um plano de trabalho, queríamos que o serviço começasse há algumas semanas, mas um atraso na entrega das lâmpadas impediu.”

Em janeiro de 2015, a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública passou a ser das prefeituras. Desde então, a realização do serviço sempre ficou aquém do esperado pela população, seja ele sendo prestado por empresa terceirizada ou pelo Município.

Vandalismo

A Prefeitura pede que a população fique atenta aos casos de vandalismo, pois em muitas das solicitações feitas à Secretaria de Obras o principal problema de iluminação está relacionado à ação de vândalos. Ao ver algum ato que prejudique a iluminação pública, é importante que o cidadão faça uma denúncia à Polícia Militar.

Sistema monitoramento

O setor responsável pela manutenção da iluminação pública em Formiga está alimentando um sistema que foi desenvolvido para monitorar todos os problemas detectados durante as manutenções, criando assim um histórico das ocorrências em cada ponto georreferenciado, promovendo a identificação de possíveis recorrências e maior agilidade nos reparos.

COMPATILHAR: