Nessa época do ano é comum o turismo em áreas silvestres e nossa região é de risco para a transmissão de doenças. Como é do conhecimento de todos, o mosquito Aedes aegypt (transmissor da dengue e da febre amarela) é comum em nosso meio, por isso a população deve se proteger.
Para se manter protegido contra a febre amarela a pessoa precisa estar vacinada. A vacina deve ser tomada a cada 10 anos.
A secretaria de Saúde organizou um cronograma de horários especiais para as unidades de saúde afim de intensificar e ampliar o tempo de atendimento principalmente para aquelas pessoas que não têm muita disponibilidade de tempo. O quadro ao lado mostra a unidade e a data em que ela estará com horário ampliado. Nos demais dias a vacina estará disponível no horário normal de funcionamento da unidade, de 7h30 às 16h30.
A febre amarela urbana é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Na área silvestre é transmitida pelo mosquito Haemagogus janthinomys e o hospedeiro é o macaco.
A febre amarela é transmitida por meio da picada do mosquito na pessoa infectada. Como exemplo, uma pessoa vai acampar ou passear em uma área silvestre, um mosquito( Haemagogus janthinomys) infectado com o vírus a pica e esta pessoa vai para a residência doente , um mosquito Aedes Aegypti a pica (fica contaminado) e depois pica outra pessoa e assim por diante. Então a doença é disseminada na área urbana.

Imprimir
Comentários