O Formigando é um veículo de práticas pedagógicas, uma espécie de suplemento infantil, que visa estimular e enriquecer a cultura de alunos do 1º ao 9º anos da rede municipal de ensino, além de incentivar a leitura.
O valor contratado para o suplemento infantil da rede de educação é de R$56 mil. Idealizado pelo secretário da pasta, Geraldo Reginaldo, juntamente com a equipe do setor pedagógico, o ?Formigando? trabalha os conteúdos curriculares da educação municipal, utilizando de atividades que terão como base personagens formiguenses, promovendo a interação dos alunos com a realidade social a qual estão inseridos.
Para o caderno pedagógico, foram criados quinze personagens que irão contar as histórias, adequadas à realidade do município. Cada um desses personagens representa um dos patronos das escolas municipais.

Licitação
A licitação para o caderno pedagógico ocorreu no dia 1º de março e teve como vencedora a Empresa Jornalística e de Programação Mídiaminas Ltda. Segundo a chefe do Setor de Licitações, Luciana Alves, somente a empresa contratada participou do pregão. Ela conta que foi feita coleta de preços com outras empresas, mas que elas não compareceram na sessão.
Fontes do primeiro escalão da Prefeitura questionaram a participação de apenas a empresa formiguense na licitação e alertaram para uma licitação subsequente, que ocorreu no dia 15 de março, porém, foi anulada após divulgação do resultado. A mesma empresa que venceu a licitação do caderno pedagógico ganhou o pregão para a confecção de 60 mil informativos da Secretaria de Educação. Apenas duas empresas mandaram representantes para esse processo licitatório e a outra havia sido desclassificada por equívoco.
Um parecer técnico apontou que a empresa desclassificada atendeu aos requisitos do edital, por isso, a licitação foi anulada. Ainda não foi marcada nova data para o pregão.

COMPATILHAR: