A Prefeitura garante que a informação é falsa, mas o Portal Últimas Notícias entrou em contato com vários postos de saúde de Formiga e esteve em alguns na terça-feira (18) e ouviu em todos, das próprias recepcionistas, que preventivos não estão sendo colhidos por falta de material.
Em alguns postos, a suspensão já ocorre há quase um mês e quem vai até o PSF, volta pra casa sem saber uma data em que o serviço será normalizado. ?Creio que esse material foi pedido, mas não tem como precisar o dia em que vai chegar, porque no fim do ano as entregas costumam atrasar, creio que antes de janeiro os preventivos não voltem a ser marcados?, comentou a atendente de um dos postos. Em outro, a informação foi clara. ?Não estamos marcando por falta de material, então só ligando sempre para saber quando os espéculos vão chegar?.
O espéculo vaginal, que está em falta, é um instrumento utilizado pelo profissional de saúde, médico ou enfermeiro, para facilitar a coleta de material durante o preventivo, um exame fundamental para a saúde da mulher, onde podem ser identificadas doenças simples e até mesmo o câncer de colo de útero.
O preventivo deve ser feito de seis em seis meses e o fato de a mulher não estar sentindo nenhuma dor ou desconforto, não garante a inexistência de problemas, por isso sua importância. ?Não é a primeira vez que tenho dificuldade de marcar exame preventivo. Como no posto do meu bairro o serviço está indisponível, entrei em contato com outros três postos, do Centro, da Água Vermelha e do Novo Horizonte e em todos me falaram que o problema é geral?, comentou uma paciente do bairro Areias Brancas que procurou o serviço na segunda-feira (17).

Diante da confirmação, o jornal entrou em contato com a Secretaria de Comunicação, questionando sobre a falta de material e em caso de compra, o número do processo licitatório, e recebeu a seguinte resposta:
?De forma alguma, procede a informação de que os preventivos só serão feitos em janeiro. Procede menos ainda a informação de que todos os postos estão sem material para preventivo. Nesta terça-feira mesmo, dia 18, centenas de espéculos foram entregues em diversos postos. A Secretaria de Saúde tem um processo licitatório em vigor (PRC 1018/13 ? Pregão 109/13), realizado ainda no ano passado, para a compra de uma grande quantidade desse material e de outros. A última compra efetuada foi de cerca de 2.000 espéculos. A empresa entregou o material do tamanho errado e a secretaria solicitou a troca. Parte dos espéculos já foi trocada (cerca de 500). A outra parte (1.500) será entregue nos próximos dias. A Secretaria de Saúde está atenta à importância do preventivo, tanto que um dos motivos de os postos estarem abrindo à noite é justamente para garantir às mulheres que trabalham a realização do exame?.

COMPATILHAR: