A ameaça de greve feita pela presidência do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), após o anúncio do chefe de Gabinete da Prefeitura, José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha) no dia 22 de julho, sobre o novo atraso no pagamento dos salários dos servidores, parece ter surtido efeito.

Na quarta-feira (5), representantes do sindicato se reuniram com o secretário de Fazenda, Antônio Carlos Alvarenga (Toinzinho) e dele ouviram que até segunda-feira (10), todos os servidores concursados terão recebido seus salários referentes ao mês de julho. “Até então, nossa conversa havia sido com o chefe de Gabinete, agora falamos com o secretário de Fazenda e, de fato, o Toinzinho costuma cumprir com o que promete”, comentou a vice-presidente do Sintramfor, Evangelina Santos, em entrevista ao jornal, na quinta-feira (6).

“Segundo nos foi informado, primeiramente a Prefeitura pagou funcionários cujos salários são de até R$1300 e até a quarta-feira quase 1200 funcionários já haviam recebido. Agora temos que aguardar o pagamento dos demais. Segundo o secretário, a data em que caem mais recursos no caixa da Prefeitura é dia 10, mas nessa sexta-feira (7) ele já enviará os registros para o banco, para que a medida que forem caindo os recursos, os servidores sejam pagos”, completou Evangelina.

Questionada sobre a conclusão dos pagamentos, a administração enviou nota por meio da Secretaria de Comunicação informando que “A Prefeitura de Formiga está trabalhando para concluir o pagamento no quinto dia útil, principalmente do restante dos servidores efetivos. Nesta terça e quarta-feira, dias 4 e 5 de agosto, ocorreu o pagamento antecipado de mais da metade dos servidores municipais, antes do prazo legal (que é o quinto dia útil do mês seguinte). No total, receberam os vencimentos 1.129 funcionários. Foram priorizados principalmente servidores efetivos com salários menores. A Prefeitura tem cerca de dois mil funcionários. Prefeito, vice-prefeito, secretários e adjuntos, como de costume, desde o início da atual crise financeira que atinge praticamente todos os municípios do país, serão os últimos a receber”.

A Prefeitura não se pronunciou sobre o pagamento dos funcionários contratados. 

Assembleia geral

Mesmo com o anúncio da conclusão dos pagamentos na segunda-feira, 6º dia útil do mês, o sindicato confirmou a realização da Assembleia Geral agendada para esta sexta-feira (7). O encontro dos servidores será no plenário da Câmara Municipal, a partir das 17h.

“Ainda temos uma promessa e não um fato. Precisamos nos organizar caso ela não seja cumprida”, comentou Evangelina que espera que tudo corra como combinado pelo bem do servidor e da população, uma vez que a greve gera diversos transtornos. 

Mobilização pacífica

Durante a assembleia, o sindicato deverá discutir com os servidores sobre a realização ou não de uma mobilização pacífica, caso a administração não cumpra com o prometido. “Vamos conversar com os servidores, em especial com os que no momento da assembleia, ainda não tenham sido pagos”, explicou a vice-presidente do Sintramfor.  

O protesto estava pré-agendado para a segunda (10), a partir das 8h, saindo da Câmara, em direção ao prédio da Prefeitura.  

Demissões

No início de agosto, a Prefeitura anunciou a exoneração de 111 servidores ocupantes de cargos de confiança e contratados. A administração divulgou ainda, que outros servidores e estagiários, também foram dispensados, mas não divulgou quantos.

Apesar da medida visar a economia e a redução dos gastos com a folha, cuja porcentagem já ultrapassava o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal; muitos dos demitidos, segundo apurou o jornal, eram pagos com verbas vinculadas à programas do Governo Federal, portanto, a maior parte dos valores não vinham do caixa municipal que arca apenas com uma contrapartida. Além disso, não foi divulgado até o momento, quanto se economizará com as demissões. 

 

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: