O período considerado mais crítico para o desenvolvimento de criadouros da dengue está passando com a proximidade do inverno, porém, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o alerta contra a doença estende-se até o mês de junho. A Prefeitura de Formiga continua vigilante e aderindo às propostas no combate à doença para eliminar os criadouros.
Os agentes de controle de endemias irão recolher de 11 a 13 de maio todos os materiais recicláveis que possam servir de criadouros para a dengue em lotes da cidade. Segundo o Setor de Epidemiologia, o intuito dessa atividade é diminuir os criadouros nesses lugares, já que dentro dos domicílios tem-se alcançado este objetivo por meio da Troca Ambiental.
Em abril, foram notificados 24 suspeitas de dengue nos bairros Bela Vista, Santa Luzia, Água Vermelha e Engenho de Serra, Alvorada, Vargem Grande, Cidade Nova, Rosário e Sagrado Coração, Alvorada, Ouro Negro, Quinzinho e São Lourenço. Ainda neste período, foram visitadas 12.672 residências e tratados 4.060 recipientes.
Outra ação que já está sendo desenvolvida desde o dia 25 de abril é o Termo de Notificação ao morador cuja residência for encontrado criadouro da dengue. Para que esta ação seja eficiente, os agentes de controle de endemias, juntamente com os agentes comunitários de saúde, irão trabalhar em equipe com o mesmo compromisso: notificar os moradores dos locais onde há irregularidades, ou seja, foco de dengue e/ou criadouro que dependa da ação do morador para controlá-lo. Eles são ainda orientados quanto às providências a serem adotadas.
O morador terá o prazo de sete dias para regularizar a situação, o que será conferido pelo agente comunitário de saúde em visita ao domicílio, para verificar se houve regularização do ambiente e, caso ocorra o não cumprimento das providências solicitadas pelo agente de controle de endemias, o morador será informado que o termo de notificação será repassado aos órgãos responsáveis e o morador poderá ser punido.
O município de Formiga tem sido destaque na mídia pelo desenvolvimento de ações eficazes no combate à dengue. Um exemplo a ser considerado é a Troca Ambiental, realizada pela Equipe de Educação em Saúde, em parceria com o Banco de Alimentos, e ainda outras atividades como pedágios educativos, teatros e palestras em escolas, proporcionando conhecimento e conscientização no combate à dengue a toda a população.

IMPRIMIR