Durante coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (10), o chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior, e o superintendente de Assuntos Institucionais, Sheldon Almeida, comentaram e esclareceram dúvidas relacionadas à conduta a ser adotada pela administração do prefeito Moacir Ribeiro/PMDB.
Sheldon Almeida explicou que, a partir de agora, a Prefeitura deixou de ser concorrente da imprensa de Formiga. ?A tarefa do poder público é municiar a imprensa das informações para que a população possa saber o que a Prefeitura está realizando. Caminhar lado a lado com a imprensa formiguense e para que a população possa fiscalizar mais as ações da Prefeitura, é nosso objetivo?.
Informou também que membros da administração municipal estiveram em Belo Horizonte, no Tribunal de Contas, na terça-feira (8). O assunto em questão foi o pagamento de contas do município, herdadas do governo Aluísio Veloso.
Sheldon disse: ?A consulta ao Tribunal de Contas foi necessária para que nesse primeiro momento de mandato possamos realizar as ações dentro da legalidade, sem dar prejuízo aos fornecedores da Prefeitura. A nossa pergunta ao Tribunal de Contas foi qual o procedimento a Prefeitura deve adotar para a realização ou não desses pagamentos, se há legalidade nesses pagamentos. Em um primeiro momento, o Tribunal informou que as despesas de caráter continuado de contrapartida de convênios, FGTS e INSS não estão com problemas no pagamento. A nossa dúvida era a respeito aos requisitórios de pequeno valor expedidos pela Justiça, que sequer foram empenhados pela administração anterior e o prazo para pagamentos já está sendo encerrado. O valor total a pagar é de R$2. 013.222,07?,explicou.
Doações pleiteadas junto ao Estado
No mesmo dia, os membros do Executivo estiveram na Secretaria de Governo do Estado de Minas. De acordo com Sheldon Almeida, as solicitações para o município de Formiga foram: a liberação das instalações hoje ocupadas pelo DER, pois, possivelmente, a Prefeitura de Formiga poderá se instalar no imóvel; a doação do terreno onde funciona o Caps, no bairro Engenho de Serra. Este pedido segundo Sheldon, já vem sendo feito há quatro anos, e ainda a doação do imóvel onde funcionava a Cadeia Pública, à rua Ênio José Batista.
Sheldon Almeida explicou ainda que fizeram uma notificação ao Sindicato dos Produtores Rurais, informando sobre a devolução do terreno onde funciona o Parque de Exposições (Luiz Rodrigues Belo Primo). ?O motivo, e o que estamos sabendo, é que há mais de 9 anos não existe Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial ali, mas sim a realização de shows. Com isso, o terreno não estaria mais cumprindo a sua finalidade que justificou a doação anterior. Assim o imóvel que foi doado pela Prefeitura reverte para a administração municipal?.
Melhorias na Saúde
Outro assunto discutido no encontro versou sobre a saúde em Formiga. Segundo informou José Terra Júnior, este é um setor mais complicado no município e a saúde é a ?menina dos olhos do governo de Moacir Ribeiro?. ?Estamos pensando em contratar um jornalista profissional para trabalhar no setor de Saúde. Ele vai passar, separadamente, as informações para os órgãos de imprensa, deixando a população mais informada, tirando as dúvidas?.
TACs
Em relação à assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), José Terra Júnior disse que a Prefeitura conta com um número absurdo de TACs. Questionado, ele e Sheldon Almeida disseram que não podem afirmar se a Prefeitura vai continuar assinando TACs, pois é preciso analisar cada caso. ?O objetivo da conversa com o Ministério Público foi de se ter uma parceria entre o Poder Executivo e o MP, para que exista o diálogo?, disse Sheldon Almeida.
Atendimento do prefeito à população
Outra questão que Sheldon Almeida e José Terra Júnior anunciaram é que há a possibilidade do prefeito Moacir Ribeiro atender a população na casa do Engenheiro.
O prefeito apareceu na abertura da reunião, agradeceu a presença dos representantes dos órgãos de imprensa e reafirmou seu desejo de trabalhar em sintonia com a imprensa, facilitando informações para que seu governo seja o mais transparente possível.

COMPATILHAR: