Desde 2009, a polêmica seguida de indecisão sobre a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no lugar de uma quadra poliesportiva no bairro Areias Brancas pode ter um fim. O projeto de lei 579/2012, que autoriza o Poder Executivo a abrir no orçamento vigente crédito especial no valor de R$300 mil para a construção da UBS foi aprovado pelos vereadores durante a reunião do Legislativo na segunda-feira (7).
Na época, houve muitos questionamentos sobre a demolição da quadra, para a construção da UBS naquele local. Até um plebiscito, em julho de 2009, foi feito no bairro para saber a opinião popular.
No resultado do plebiscito, os moradores queriam o Posto de Saúde no lugar da quadra. Do total de 237 participantes, 186 (78,48%) votaram em sim para a pergunta: ?Você é favorável à demolição da quadra poliesportiva do bairro Areias Brancas para a construção de um posto de saúde??. Contrários a essa medida, apenas 49 votaram não, o que corresponde a 20,67%. Outras duas pessoas (0,84%) anularam o voto.
O prefeito Aluísio Veloso/PT foi flagrado pela redação do jornal no local, durante a votação da comunidade. Alguns vereadores acharam importante a construção de um Posto de Saúde, mas que fosse em outro local do bairro, destacando também o uso da quadra com a prática de esportes.
Na reunião desta semana, o vereador Eugênio Vilela/PV ressaltou que via com muita alegria a aprovação do projeto. ?Participamos do plebiscito para definir o local de construção e demorou muito. Esperamos que inicie rapidamente a obra, que é uma ansiedade da população do bairro e adjacências?.
José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN) disse que as duas modalidades, saúde e esporte são importantes para a comunidade. ?É uma pena que a administração pública não está conseguindo que as quadras de esporte ofereçam para o jovem de Formiga um espaço para ele. Não há um carinho especial para esta área. Na área da saúde, precisamos sim de novos Postos de Saúde, porém, não adianta construir mais postos e não ter mais médicos e enfermeiros. É preciso valorizar mais a saúde pública em nossa cidade?, ressaltou.
De acordo com Cid Corrêa/PR, a maioria das pessoas preferiam a construção da UBS naquele bairro. ?Tenho certeza que a população foi contra a quadra pelo abandono que se encontra o local. Não temos monitores e os vândalos estão tomando conta da quadra. Poderia se construir a UBS na praça, ao lado da quadra, com isso, o bairro ia ganhar muito mais?, disse.
Já Moacir Ribeiro/PMDB mandou um recado para o prefeito. ?Fazer um Posto de Saúde é muito bonito, parabéns. Eu quero é ver se vão ter médicos e enfermeiros no local para atender o povo, pois fazer alvenaria é muito fácil. Quantos Postos de Saúde que estão aí sem médicos, acho que quase todos. Tinha era que contratar mais médicos para o atendimento. O prefeito deveria ter mais sensibilidade e tomar mais jeito?.
Na Secretaria de Saúde
Procurada pela redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, a secretária de Saúde, Luíza Flora, explicou que o próximo passo é a licitação e a previsão das obras ainda é incerto. ?O local terá dois programas de Estratégica de Saúde da Família e um programa de imunização. Em média, cada programa contará com dois médicos, duas enfermeiras, agentes de saúde e dois técnicos em enfermagem. O local abrangerá os Postos de Saúde da Asadef e do bairro Bela Vista?.
Em relação à obra, Luíza Flora disse que a UBS deve começar a funcionar no ano que vem. ?O Ministério da Saúde está exigindo que a gente faça os projetos tudo separados, os arquitetônicos separados dos elétricos, dos hidráulicos e isso dá mais trabalho?, disse.
Indagada sobre a questão de diminuir a quantidade de Postos de Saúde no município por falta de médicos, a secretária disse que não. ?Isso foi um assunto discutido no início da atual gestão, agora não tem esse assunto não?.
Opinião de moradores
A redação do jornal ouviu a opinião de moradores do bairro Areias Brancas sobre o assunto. A corretora de imóveis Luzia Belo Oliveira disse que concorda em transformar a quadra em uma UBS. ?Houve até um abaixo-assinado dos moradores. O problema é que a praça [ao lado da quadra] não está sendo usada pelos moradores. Os alunos da Escola Municipal Franklin de Carvalho usavam a quadra para fazer educação física, agora eles tem uma quadra própria. No local, ficam muitos usuários de drogas e sempre é necessário a presença de policiais para fazer ocorrências. É importante um Posto de Saúde em nosso bairro, pois há muita gente idosa que acabam tendo que procurar unidades em outros bairros?.
Outro morador, que já é idoso, disse que não senta nos bancos da praça, pois o local têm pessoas suspeitas. ?A saúde aqui por perto é difícil, não temos um acesso fácil. Também concordo que seja construído um Posto de Saúde no local?, disse.

COMPATILHAR: