A suspeita de que refrigerantes comercializados no Brasil levou o Ministério Público Federal (MPF), em Belo Horizonte, a abrir um inquérito civil público, após ser notificado que o produto poderia conter uma substância cancerígena. As bebidas teriam o benzeno em sua composição, de acordo com análise feita pela Associação de Consumidores Pro Teste, feita com 24 amostras.
As marcas que apresentaram concentração acima do limite da substância foram Fanta Laranja Light e Sukita Zero. Em outras marcas também se pode constatar a presença do benzeno em suas fórmulas, como o Dolly Guaraná e Dolly Guaraná Zero.
Segundo o inquérito do MPF, o benzeno, por se tratar de uma substância cancerígena, aumenta os riscos de se contrair a leucemia e outras doenças sanguíneas. Além disso, a presença de corantes é prejudicial às crianças.
De acordo com o procurador da República, Fernando de Almeida Martins, a presença de uma substância cancerígena, ainda mais em nível acima do recomendado para o consumo humano, requer mais do que cuidados.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) serão consultados sobre a suspeita de irregularidades nas bebidas. Os fabricantes também foram notificados para prestar esclarecimentos.

COMPATILHAR: