Em assembleia realizada no dia 1º de dezembro, o presidente da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (Fuom), Marco Antônio de Sousa Leão, foi reeleito membro efetivo do Conselho Fiscal da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), para os anos de 2012 e 2013. O evento foi realizado no auditório da Federação, em Belo Horizonte.
Na ocasião, ocorreu ainda a prestação de contas do exercício de 2010 e a apresentação dos projetos realizados pelas diretorias. A cerimônia foi encerrada com a bênção do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, que é associado à Fundamig.
A chapa 1, vencedora da eleição, tem como presidente Sueli Maria Baliza Dias, da Fundação Cultural de Minas Gerais ? ex-reitora da Uni-BH; vice-presidente, Leonardo Leopoldo Costa Coelho, da Fundação de Arte Madrigal Renascentista; e diretor financeiro, Oswaldo Oliveira da Graça Júnior, da Fundação CDL Pró-Criança.
Há dois anos, o professor. Marco Leão é membro da Fundamig. No exercício de 2010/2011, o presidente da Fuom ocupou o cargo de diretor fiscal.
A Fundamig
A Fundamig, primeira entidade representativa de fundações no Brasil, tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento da sociedade, promovendo o fortalecimento, a multiplicação e o intercâmbio entre fundações em Minas Gerais, como mecanismo de transformação social.
Foi criada a partir da experiência de seminários mineiros sobre Fundações, realizados durante o início da década de 90. Durante os eventos, crescia o entusiasmo pela causa, tão pouco conhecida e difundida no Brasil. O objetivo era criar, então, uma entidade que congregasse todas as fundações e que, além de falar em nome delas, pudesse promover o desenvolvimento do setor.
O fruto deste trabalho é que a Fundamig conta com aproximadamente 200 fundações filiadas que atuam na área de saúde, educação, pesquisa, defesa de direitos, meio ambiente, dentre outros.
A federação tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, promovendo o fortalecimento, a multiplicação e o intercâmbio entre as fundações, associações e institutos.
Dentre as fundações que fazem parte da Fundamig, podem ser listadas: a Fundação Vale, a Fundação Mário Pena, a Fundação Unimed, a Fundação Dom Bosco, a Fundação Israel Pinheiro, a Fundação da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Fundação Hospital de Olhos, e Fundação Rotary Clubs.

COMPATILHAR: