Na manhã desta segunda-feira (17), o presidente do Formiga Esporte Clube (FEC), Olemar Teixeira, convidou a imprensa formiguense para uma entrevista coletiva para esclarecer melhor sobre a questão dos laudos do estádio Juca Pedro, que inviabilizaram o amistoso contra o Guarani, de Divinópolis, o qual seria realizado no domingo (16), às 10h.
Olemar Teixeira ressaltou que a Federação Mineira ficou de férias até segunda-feira passada (10) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MG) estava de recesso até esta segunda-feira (17), então o Formiga ficou impossibilitado de ter o laudo do estádio Juca Pedro aprovado.
O presidente do FEC conversou com um assessor do presidente da FMF, que achou por bem que não fosse realizada a partida, porque poderia haver algum problema com o Ministério Público. Olemar Teixeira lembrou que, alguns anos atrás, foi realizado um amistoso no Juca Pedro que os portões foram fechados por ordem de um promotor e não queria que a situação se repetisse. Assim, por medida de cautela e para que o Formiga não fosse contra a Federação Mineira, a diretoria achou por bem cancelar o jogo.
A recomendação foi feita na sexta-feira à tarde, mas tanto a diretoria do Formiga quanto a do Guarani correram atrás o resto da tarde e fizeram contato na FMF para conseguir a autorização para o jogo. Depois de várias tentativas, a confirmação do cancelamento do amistoso foi por volta das 18h, só assim foi possível comunicar à imprensa e divulgar oficialmente a informação.

Mudanças no prazo dos laudos
Na sexta-feira (14), o representante do Formiga junto à Federação Mineira enviou um e-mail para o clube e explicou que houve uma mudança em uma portaria, desta forma, o prazo dos laudos que era de dois anos, com a Portaria 124 do Ministério dos Esportes, passou para um ano.
Luciano Costa, que trabalha na secretaria do FEC, explicou que todo Estado tem uma legislação própria, em Minas Gerais, o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, por exemplo, vale por três anos. Foi feito um projeto de segurança, combate e prevenção ao pânico, que foi aprovado, e os bombeiros autorizaram o estádio Juca Pedro a receber público e a sediar jogos até fevereiro de 2012, porém, a lei federal que os clubes terão que se adequar estabelece que a validade dos laudos é de apenas um ano, assim, novos laudos terão que ser feitos.
O laudo do Corpo de Bombeiro do estádio Juca Pedro vence no dia 6 de fevereiro de 2012, o laudo da Vigilância Sanitária tem prazo de validade até dia 3 de fevereiro de 2011 e o da Polícia Militar vence em 1º fevereiro deste ano, mesmo assim, já foram feitas as solicitações para as novas vistorias.
Conforme explicou Luciano Costa, o que a federação fez foi orientar ao Formiga e ao Guarani, que são clubes profissionais, regidos pelo estatuto do torcedor, que não realizassem o amistoso, não houve uma proibição, foi uma questão de segurança. Ele disse ainda que o laudo de engenharia já está pronto e os demais laudos estão sendo providenciados.
O presidente do FEC informou que, no dia 20 de abril de 2010, foi feito o laudo de engenharia, em setembro do ano passado foi feito novo laudo e, no dia 20 de dezembro, o clube recebeu uma carta do Ministério Público, da FMF e do Crea para refazer o laudo até 20 de janeiro, sendo que a documentação foi encaminhada nesta segunda-feira (17).
Questionados pela imprensa se o FEC pode ter problemas com a liberação do estádio para o Campeonato Mineiro ? Módulo II, os representantes do Formiga esclareceram que a Federação Mineira tem até o dia 2 de fevereiro para confirmar os jogos do FEC no estádio Juca Pedro, o prazo é de 10 dias da data do jogo para alterar o estádio, mas, de acordo com o resultado do laudo, o Juca Pedro não tem nenhuma anomalia, deficiência ou falha que impeça o Juca Pedro de sediar os jogos.
Olemar Teixeira ressalta que foi pedido um relatório de extensão de para-raios, o presidente explicou que existem vários para-raios nas proximidades do estádio e até hoje não houve qualquer eventualidade. Também foi pedida a adequação de um banheiro para os deficientes físicos, o que já está sendo providenciado, lembrando que o estádio Juca Pedro já tem uma área reservada no estádio para os portadores de deficiência.

Amistosos
Indagado se poderia ser remarcado o amistoso contra o Guarani, o presidente do FEC respondeu que, caso o estádio Juca Pedro seja liberado e a diretoria do Guarani aceite pode ser marcada uma nova data para o amistoso e também a diretoria do FEC tentará um amistoso contra o América Mineiro, que está fazendo uma pré-temporada na região. Olemar Teixeira disse que eles estão devendo uma partida para o FEC e a diretoria vai propor a realização do jogo.
O amistoso contra a Associação Atlética Arcoense, que estava inicialmente marcado para sábado passado (15) e foi cancelado será na quarta-feira (19), às 19h30, em Arcos.
No próximo domingo (23), está previsto também um amistoso em Moema, em horário a ser confirmado, mas passível de ser cancelado dependendo das condições do tempo.
Olemar Teixeira garantiu que logo que o estádio Juca Pedro estiver liberado a diretoria vai marcar um amistoso que vai agradar aos torcedores.

COMPATILHAR: