O presidente da associação LGBT em Formiga ? Formiguei, Tales Tagliaferri, fez uso da ?Tribuna do Povo? durante a reunião da Câmara Municipal de segunda-feira (5). Ele explicou sobre a referida associação, que foi fundada no dia 24 de junho deste ano, e sobre o Dia Internacional do Orgulho Gay, comemorado no dia 28 do mesmo mês.
Tales contou que a ideia de criar a associação o assombrava há muito tempo. ?Eu não sabia por onde começar. Queria poder dar opções para que os jovens que começam a se descobrir não sofressem o que eu sofri, não passassem pelo que eu passei, ter medo de sair à rua e ser criticado, eu me fechei no meu mundo e, para aquele que está no armário, esse é o grande dilema da vida?, comentou.
?Com 20 anos, eu tive a coragem de contar para os meus pais e esse foi o início da ideia de organizar pessoas e lutar por direitos iguais, independente da orientação social de cada um. Enganam as pessoas que acham que queremos direitos diferentes, pelo contrário, queremos direitos iguais?, disse o presidente da associação.
Segundo Tales Tagliaferri, o Ronilson Paiva (Tia Rona) e ele foram convidados pelo presidente do diretório municipal do PT, Dimas Silva, para participarem de um encontro LGBT que ocorreu em Belo Horizonte para a formação do setorial estadual LGBT do PT de Minas Gerais ?Eu saí da sede do partido com minha ideia antiga, porém, sem medo, sem sofrimento, porque tinha conhecido pessoas iguais e que se dispuseram a nos ajudar no que fosse preciso?.
No dia 24 de junho, foi realizada uma assembleia para a fundação do Formiguei, na Câmara Municipal. ?Apenas 14 pessoas estiveram presentes, mas, para o coordenador nacional do setorial LGBT do PT, William Rodrigues, ele me disse que para uma cidade como Formiga, com todos os tabus que existe, essa foi uma ótima mobilização. Eu senti realmente falta de um representante do Legislativo. Estavam presentes o secretário de Comunicação, Túlio Fonseca, e o ex-secretário de Desenvolvimento Humano, Luís Carlos Silva. Uma coincidência na reunião é que havia sete homossexuais e sete heterossexuais. Isso mostra que estamos no caminho certo na luta contra a homofobia. Felizmente, conseguimos constituir a associação, o mandato da diretoria é de três anos?.
O presidente da associação contou que, a partir de agora, serão realizadas reuniões para decidirem os planos de ação. Algumas dessas ações serão para a obtenção dos títulos de Utilidade Pública e uma sede para serem desenvolvidas atividades como apoio psicológico, jurídico, trabalhos em grupos e oficinas. ?Espero contar com a ajuda de todos os edis?, disse Tales.
Os vereadores presentes parabenizaram o presidente do Formiguei pela iniciativa e se dispuseram a ajudar a associação.

COMPATILHAR: