A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) fará uma reunião extraordinária nesta sexta-feira (17), às 9h, em Alfenas, com os presidentes da Eletrobras, Rodrigo Limp, e de Furnas, Clóvis Torres.

A presença dessas autoridades foi articulada pelo diretor jurídico do Senado, Alexandre Silveira, a pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.

O prefeito de Formiga, Eugênio Vilela, juntamente com outros prefeitos, além do jornalista/ambientalista, Paulo Coelho e Tadeu Alencar, que representarão a União dos Empreendedores do Lago de Furnas e Peixoto (Unilagos), confirmaram também a presença de outros interessados na defesa dos interesses que lá serão discutidos, como o vereador Flávio Couto.  

Na pauta da reunião estarão a escassez de água na represa, a crise hídrica e a manutenção da cota mínima de 762 metros acima do nível do mar.

Serão também discutidas medidas compensatórias para ressarcir os municípios que estão acumulando grandes prejuízos nos últimos anos por conta da redução do volume de água no lago.

“As autoridades do setor de energia precisam socorrer, de alguma forma, a economia da região, que vem sendo muito sacrificada nos últimos anos por conta do baixo nível do lago”, ressalta Alexandre Silveira.

De acordo com a Alago, o turismo, por exemplo, já perdeu mais de 20 mil empregos nos últimos anos. Já a psicultura, teve que reduzir sua produção em cerca de 70%.

O encontro será realizado no Alfenas Tênis Clube, localizado na avenida Manoel Alves Taveira, 369 – Jardim Aeroporto.

print
Comentários