O câncer de boca, que atinge lábios e cavidade oral (língua, gengiva, parte interna das bochechas, assoalho e céu da boca), apresenta mais de 10 mil novos casos ao ano em todo o país. Três mil só nas capitais, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Hoje, os estados com maior número de casos diagnosticados para cada 100 mil pessoas são Rio de Janeiro (19,72), São Paulo (16,84), Paraná (15,41), Rio Grande do Sul (14,97) e Espírito Santo (14,42).
De acordo com o médico Marcelo Rezende, pessoas com mais de 40 anos, que fumam ou bebem muito, têm machucados constantes provocados por próteses e histórico de câncer oral na família, têm mais chances de desenvolver a doença e não podem descuidar da higiene bucal?.
De acordo com o especialista, o principal sintoma do câncer de boca é o aparecimento de feridas que não cicatrizam dentro de uma semana, manchas brancas, vermelhas ou pretas, carnes crescidas, caroços e bolinhas escuras. ?Enquanto algumas pessoas manifestam dificuldade para falar, mastigar e engolir em estágios mais avançados da doença, no início, os sinais podem passar despercebidos.

COMPATILHAR: