A osteoporose é uma doença que afeta os ossos e tem sua origem numa alimentação pobre em cálcio e vitamina D. Mais comum em mulheres que em homens, a osteoporose faz com que os ossos fiquem frágeis e quebrem com maior facilidade. O osso fica com uma aparência porosa, cheia de buraquinhos, e são estes buraquinhos que permitem que ele fique fraco e se parta. A incidência de fraturas direciona-se para tornozelos, pernas, punhos, ancas e vértebras.
Estudos revelam que o fumo, o álcool e a vida sedentária contribuem para o surgimento da osteoporose, além do excesso de sal, cafeína, açúcar, gorduras e cigarro, fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença.
Para se prevenir, é importante investir na ingestão diária de cálcio na dieta, consumindo leite, iogurtes e queijo, vegetais, peixe (sardinha), crustáceos, frutos secos, preferir produtos com baixo teor de gordura, vitaminas D (peixe), C e K (presentes nas frutas em geral). A prática regular de exercícios físicos e a exposição solar também são de extrema importância.
A vitamina D também é muito importante para a manutenção de ossos saudáveis. Pode ser encontrada nos cereais, ovos, leite e vegetais. A vitamina D contribui para que o organismo absorva de forma eficaz o cálcio ingerido durante o dia.
A vitamina C e a vitamina B12 também são excelentes para que seu organismo fabrique colágeno , substância que é essencial não só na formação dos ossos, mas também para a manutenção de unhas fortes, cabelos brilhantes e uma pele bonita e saudável.

Imprimir
Comentários