A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta nessa quarta-feira (22) para chuvas fortes nos estados do Sudeste. O grande volume deve durar até sexta-feira (24). O alerta também vale para os estados da região e Centro-Oeste .

A previsão é que Espírito Santo e Minas Gerais sejam os estados mais afetados. Há ainda alerta da Marinha para a formação de um ciclone em alto mar.

O alerta da Defesa Civil sobre as chuvas aponta ainda riscos de deslizamentos e alagamentos para o leste de Minas Gerais e centro sul do Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja para os estados das regiões Centro Oeste e Sudeste nesta semana.

A partir de quinta-feira (23) até sábado (25), a previsão é que o volume de chuva alcance 400 milímetros, com previsão de rajadas de vento e volume intenso de precipitação nas capitais Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e mais o Distrito Federal.

Ressaca e ciclone

Na tarde de terça-feira (22), a Marinha do Brasil emitiu um alerta para a possibilidade de formação de um ciclone subtropical em alto-mar entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

De acordo com o Climatempo, a tempestade receberá o nome de Kurumí, que quer dizer “menino”, em tupi-guarani.

No Sul, há alerta de ressaca no litoral de Santa Catarina, entre as cidades de Laguna e São Francisco do Sul, com previsão de ondas de até 2,5 metros de altura.

Sistemas meteorológicos

Quem nomeia os sistemas meteorológicos especiais que se formam em áreas oceânicas brasileiras é a Marinha do Brasil. Há uma lista que começou a ser feita em 2011 e teve uma atualização em 2018; confira

 1 – Arani (tempo furioso) – março 2011 – RJ-ES

 2 – Bapo (chocalho) – fevereiro 2015 – SP

 3 – Cari (homem branco) – março 2015 – SC

 4 – Deni (tribo indígena) – novembro 2016 – RJ

 5 – Eçaí (olho pequeno) – dezembro 2016 – SC

 6 – Guará (lobo do cerrado) – dezembro 2017 – ES-BA

 7 – Iba (ruim) – março 2019 – BA

 8 – Jaguar (lobo) – maio 2019 – RJ

 9 – Kurumí (menino)

 10 – Mani (deusa indígena)

 11 – Oquira (broto de folhagem)

 12 – Potira (flor)

 13 – Raoni (grande guerreiro)

 14 – Ubá (canoa indígena)

 15 – Yakecan (o som do céu)

 

Fonte: G1 e Climatempo||
COMPATILHAR: