Um aplicativo em nome do Sistema Nacional de Alarmes (Sinal), disponível para baixar no Play Store ou em qualquer outro serviço de distribuição digital, é falso, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal.

A instituição esclarece ainda que o “Sinal” está disponível apenas no portal da PRF.  É um sistema disponível para todo cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado ou clonado, possa fazer um cadastro do veículo.

Ele funciona da seguinte maneira: após realizado o cadastro, uma mensagem do tipo “pop-up” será encaminhada para os telefones funcionais de todos os policiais que estejam em serviço operacional em um raio de 100 km do local da ocorrência ou por onde o veículo possa vir a passar. Assim os veículos poderão ser localizados e recuperados mais facilmente.

A PRF esclarece que não disponibiliza nenhum aplicativo por meio de lojas virtuais. “Todos os serviços oferecidos pelo órgão para os seus usuários estão disponíveis apenas no portal oficial da instituição. Caso encontre qualquer aplicativo com a marca PRF, do tipo: carros roubados ou sinal PRF, evite-os; ele são falsos”, informou em nota.

De acordo com a PRF, esses falsos aplicativos são criados para obter de forma ilegal os dados de terceiros como nome, senhas e fotos. A PRF informou que está tomando todas as medidas legais para identificar e punir os desenvolvedores destes falsos aplicativos.

 

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: