A primavera deste ano iniciará à 00h09 dessa quinta-feira (23). Com a chegada da estação, haverá uma mudança no regime de chuvas e temperaturas em Minas Gerais. As chuvas tendem a ser mais fortes e frequentes, promovendo a transição entre a estação seca e chuvosa.
De acordo com o meteorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, do Centro de Climatologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão início pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aquecimento diurno e aos maiores índices de umidade. Segundo Arthur Chaves, nesse período é comum ocorrerem descargas elétricas, rajadas de vento fortes e granizo.
As temperaturas estarão em gradativa elevação, com as máximas podendo atingir valores muito elevados graças à forte radiação solar incidente. As frentes frias ainda serão frequentes e podem derrubar as temperaturas quando se deslocam pelo Estado.
A previsão para esta primavera é de chuvas em torno da média pluviométrica na maior parte de Minas Gerais. Apenas no Sul de Minas e Zona da Mata as chuvas tendem a ficar acima da média histórica. As primeiras chuvas estão previstas para o início de outubro, aumentando sua frequência a partir dessa data. Já as temperaturas ficarão ligeiramente abaixo da média no Sul de Minas e Zona da Mata, enquanto que no Triângulo e Noroeste ficarão ligeiramente acima do esperado.

COMPATILHAR: