Aqui nesta cidade, antes conhecida como a Cidade das Areias Brancas, houve tempo em que as comemorações do Dia da Árvore eram oficial e oficiosamente feitas com alguma pompa e anualmente. Árvores eram plantadas por crianças e autoridades ligadas ao assunto durante solenidades previamente programadas. Palestras se multiplicavam nas escolas, clubes de serviços e em outras entidades, governamentais ou não e, tudo isto, funcionava e muito bem, como coadjuvante na educação ambiental, ainda que os eventos nem sempre ocorressem dentro dos limites das escolas.
O envolvimento de professores, alunos e comunidade era algo que movimentava famílias e vizinhos em torno de gincanas e outras atividades que, em última análise, criavam a expectativa e o sentimento necessários ao bom entendimento, por todos, dos objetivos daquilo que poderíamos hoje chamar de ?alerta em prol da preservação da natureza, ou melhor, da vida!?
Mas o tempo foi passando, a tecnologia chegou com todas as suas inovações e nossas crianças, infelizmente, não mais dispõem daquelas práticas saudáveis, ainda que se dessem esporadicamente ? na semana da árvore ? que surgiu talvez, quando se descobriu que apenas um dia era muito pouco para celebrarmos sua importância.
O resultado disto, decorridas quem sabe, poucas décadas, hoje já é palpável.
Neste 21 de setembro, aqui em Formiga, como em grande parte do país, o que se vê é o resultado da inoperância dos governos, da ganância de alguns e da extrema burrice de outros que, acreditam que a falta de água que hoje experimentamos é fruto apenas da falta de chuvas. É sim, mas e elas, porque não estão mais abundantes e regulares como antes? Simples a resposta: Exatamente por causa do desmedido desmatamento que dificulta a infiltração das águas no solo, permite o voçorocamento, o carreamento de materiais para as nascentes etc e tal, e que lá na ponta faz com que o ciclo das águas não se complete e resulte nisto aí que o nosso rio Formiga e tantos outros, inclusive o velho Chico, hoje nos mostram.
É a natureza nos dando quem sabe, um último grito de alerta!
Acordemos ou escolhamos enquanto é tempo, um epitáfio para ornar nossa última morada, que certamente será em cova coletiva diante dos milhões de seres que não sobreviverão sem ela, a água.
Se alguns por aqui, comemoram o fato de que a areia que hoje consumimos em nossas construções vem de longe, do rio Grande ou do Pouso Alegre é bom que não se esqueçam que a sua retirada desordenada durante décadas nas margens do Rio Formiga é também uma das grandes culpadas da sequidão de hoje.
Ah! Só para não deixar que tudo passe em branco, amigos, vocês viram o fogo que também aqui, se alastra pelos morros que cercam esta cidade, inclusive aquele que tem a honra de abrigar a estátua do Cristo?
De pouco vai nos adiantar assistirmos a Prefeitura aplicar multas naquelas senhoras ou senhores que insistem em lavar ruas e calçadas, quando muitos outros sequer recebem a água tratada do Saae e vendida a preço de ouro se o que se prevê no orçamento de 2015 para ser aplicado em revitalização de nossos rios, permanecer naqueles míseros três mil e poucos reais. Isto mesmo; é mil mesmo, não é milhão!
Dizer que temos aqui, uma fração do Corpo de Bombeiros, bem equipada e pronta para nos socorrer, quando se sabe que ali na MG-050, estão estacionados nada menos que 6 veículos entre caminhões, carros de resgate e veículos leves e que, para o atendimento ao público (somadas a esta cidade algumas outras que estão na área sob a responsabilidade deles) diuturnamente a corporação só conta com 3 ou 4 elementos, para combater incêndio, atender casos de acidentes, resgates e muito mais, verifica-se que de fato, os nossos governantes fingem que nos atendem, apenas para abocanharem as taxas e impostos que nos são impingidos anualmente.
Mas, voltemos ao que nos interessa: Árvores, preservação, cuidados! Garantia de água no futuro!
Simples: Plantar, cuidar, preservar, não desperdiçar! Esta cidade não precisa de ?britadores?, precisa de cuidadores. Só isso. Se nós não respeitamos a natureza, ela dificilmente nos respeitará.
Não tenham dúvidas de que passadas as eleições, tudo se agravará e muito. Nossos governantes (?) estão fazendo de tudo para esconder a realidade até que o período eleitoral se transcorra. Por falar nisto, senhores leitores eleitores: verifiquem a ficha ?dos caras? que muitos daqueles que hoje nos governam, estão apoiando e recomendando que a população neles vote, conforme se depreende das gravações que carros de som difundem cidade afora, por sinal em flagrante desrespeito a lei ambiental no que tange aos decibéis emitidos!

Descubra como surgiu o Dia da Árvore
O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965.
A árvore é fundamental para a sobrevivência humana. Considerada a maior planta da superfície terrestre, tem caule lenhoso que se transforma em galhos em sua parte mais alta. Além do caule, é formada por raiz, folha, flor, fruto e semente.
As árvores realizam um trabalho conhecido como fotossíntese. Elas aproveitam o gás carbônico que eliminamos pelos pulmões e o transformam em oxigênio. Sem elas, o futuro dos seres vivos (pessoas, animais, aves etc.) estaria ameaçado. Isso porque teríamos um desequilíbrio da natureza. Sem a fotossíntese, ficamos sem oxigênio e não conseguimos respirar.
As árvores também são importantes para evitar desmoronamentos de terra e enchentes nos rios. Elas formam uma barreira natural, quando chove muito, e impedem que desastres maiores aconteçam.
Plantar uma árvore é muito fácil. Basta comprar pequenas mudas em floriculturas e agropecuárias e depois encontrar um lugar com espaço para ela crescer. Há espécies de todos os tipos e tamanhos. Portanto, procure pedir ajuda a pessoas que trabalham em estabelecimentos especializados antes de decidir. O meio ambiente agradece.
Fonte: Wikipedia

COMPATILHAR: