A primavera começa oficialmente às 11h21 desta quinta-feira (22) e, de acordo com a Cemig, a estação será marcada pela predominância de tempestades acompanhadas de granizo, chuvas rápidas e intensas e rajadas de vento.

Neste ano, não haverá atuação dos fenômenos El Niño e La Niña. Dessa forma as temperaturas, assim como a umidade relativa do ar, deverão se elevar gradativamente, o que acaba contribuindo para a ocorrência de pancadas de chuva, mais frequentes nos finais da tarde e à noite.

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves “chuvas significativas em Minas são esperadas já na primeira semana da primavera, mas valores mais expressivos devem ocorrer na última quinzena de outubro, sendo que as frentes frias que passarem até lá deverão se caracterizar mais pela ocorrência de fortes ventanias e de granizo do que pelo volume de chuva”, explicou.

Em novembro, a previsão é de chuvas dentro da normalidade em todas as regiões, com exceção do Sul de Minas, que deve ter índices ligeiramente abaixo da média.

Já em dezembro, as chuvas ocorrem de maneira mais contínua, com a ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), de modo que as chuvas ficarão ligeiramente acima do normal na faixa Norte e Leste e abaixo do normal no Centro, enquanto que nas demais regiões de Minas haverá ocorrências dentro da normalidade.

A primavera termina, neste ano, às 07h44 (horário de verão) do dia 21 de dezembro.

 

Fonte: Cemig||

COMPATILHAR: