Camila Vitória Mateus foi o primeiro bebê do ano em Formiga. Ela nasceu às 7h30 de domingo (1º de janeiro), pesando 3.670 quilos, com 54 centímetros. Camila é a primeira filha de Rosania Denise de Oliveira (dona de casa) e Jaime Mateus Sobrinho (pedreiro). O casal já tem outros dois filhos e mora no bairro Balbino Ferreira.
A segunda criança a nascer no primeiro dia do ano foi também uma menina, Nicole Brisda da Silva, com 4.200 quilos, medindo 54 centímetros. Ela nasceu às 10h40 e vai intregar a família do casal Mirelle Brisda Silva (costureira) e José Geraldo da Silva (artesão), que já tem dois filhos. Eles moram no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Aniversário
No primeiro dia do ano, a Santa Casa de Formiga completou 119 anos. O Hospital está comemorando a data com uma exposição fotográfica sobre a memória do estabelecimento e a exibição de uma série de reportagens no Oeste Notícias durante a semana de aniversário da instituição.
As fotografias ficam expostas em diversos pontos da instituição durante o mês de janeiro.
História
A primeira solenidade oficial de funcionamento do hospital ocorreu em 1893. Nessa data, o prédio foi inaugurado, depois de ter passado por algumas reformas, acréscimos, inclusive a construção de uma capela. Em 31 de janeiro de 1905, em Assembleia Geral, foi proposto pelo Coronel José Bernardes de Faria, Dr. Benardinho Antunes Correia e Professor Joaquim Rodarte a contratação de duas ou três irmãs de caridade para trabalharem como enfermeiras da Santa Casa. No dia 24 de julho de 1907, a cidade acolheu as irmãs Domingas, Vicencia e Petronilha, da Congregação da Divina Providência, com sede em Queluz (SP). A Irmã Domingas foi a primeira superiora da Casa de Caridade.
O doador
Em 1892, o formiguense Francisco Domingos Gontijo, ao se mudar para o Rio de Janeiro, enviou uma carta ao Major Antônio Tomás Barbosa Machado autorizando, por meio de procuração, que se passasse a escritura de sua casa em doação para a Santa Casa de Misericórdia de Formiga. A casa doada se localizava na Rua Municipal, atual Dr. Teixeira Soares, onde atualmente funciona a Santa Casa de Caridade de Formiga.

COMPATILHAR: