O Centro Universitário de Formiga lançou, na semana passada, o primeiro número da Revista Conexão Ciência (Online) de 2016. Ela ganhou várias inovações, de acordo com projeto do novo Conselho Editorial, que assumiu a publicação neste ano.

Na abertura do evento, a diretora geral de ensino, professora Inêidina Sobreira, que compõe o Conselho Editorial, destacou a atuação da assistente editorial, Virgínia Alves Vaz, que integra a equipe desde 2011.

A diretora ressaltou os trabalhos do editor chefe, professor Andrei Pereira Pernambuco, e do coeditor, professora Heslley Machado Silva. Além de mencionar outros profissionais que estão se dedicando ao sucesso do projeto.

Andrei Pereira Pernambuco apresentou os objetivos da Revista e seu histórico. Com proposta multidisciplinar, tem como metas socializar e disseminar as pesquisas e os estudos produzidos no Unifor-MG e demais instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

O professor explicou que o primeiro número foi lançado em 2003 e que, seguindo uma tendência mundial, a publicação agora existe apenas na versão online. Comentou sobre a sua participação no 1° Ciclo de Formação de Editores, que contou com a presença do professor Abel Packer, coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo e Diretor do Programa SciELO / FAPESP (Scientific Electronic Library Online).

“Aprendemos muito com a equipe do SciELO. Fizemos mudanças na Conexão Ciência para contemplar o que as maiores bases de dados exigem para indexar periódicos e estamos aprimorando todo o processo editorial”, argumentou.

Outras mudanças são: reestruturação do site; adequação do sistema de submissão, avaliação, aprovação e publicação online dos artigos; busca ativa por artigos de importantes autores do Brasil e do exterior; elaboração de entrevistas com personalidades da ciência; dentre outras.

A Conexão Ciência tem classificação Qualis Capes 2014: B3 Interdisciplinar; B4 Odontologia; C Biotecnologia. Tem os seguintes indexadores: Portal de Portales Latindex, Diretório de Revistas Brasileiras em SEER, Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim), Google Acadêmico.

Novo Conselho Editorial

Além dos profissionais ligados ao Unifor-MG, o Conselho Editorial conta com a dedicação da Profa. Dra. Graça Simões de Carvalho, da Universidade do Minho (Braga, Portugal).

O fato foi comentado pelo Coeditor, Heslley Machado Silva. “A professora Graça é uma pesquisadora de ponta, Diretora de um núcleo de Pesquisa em Educação e Saúde, orienta Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. É um olhar europeu que vai proporcionar um ganho na qualidade da Revista, que tende a crescer muito com essa participação internacional”, ressaltou.

Edição Atual

A edição conta com artigos de elevada qualidade nas mais diversas áreas. Há também uma entrevista exclusiva com o professor Francisco J. Ayala da Universidade da Califórnia. Ele é geneticista evolucionário e biólogo molecular ganhador do prêmio Templeton de 2010, que mais contribuiu no mundo para o campo da ciência e da religião naquele ano.

Um padre dominicano, que recebeu das mãos do presidente americano George W. Bush, a medalha nacional de ciência dos Estados Unidos, como personalidade científica do ano de 2001, entre outros prêmios. Ayala é membro da Academia Nacional de Ciências e da Sociedade Americana de Filosofia dos Estados Unidos e de tantas outras em diversos países, é autor de quarenta livros e mais de mil artigos.

A entrevista com o professor. Francisco J. Ayala foi feita pelo professor Heslley Machado Silva. “Foi uma oportunidade singular. Fiquei muito feliz com esse intercâmbio. O entrevistado é de um País com uma tradição acadêmica diferente da nossa. Isso nos leva a uma produção diferenciada, recebendo trabalhos de fora, trocando ideias, fazendo com que a Revista não fique centrada apenas em nossos trabalhos”, afirmou.

Para conferir a Revista Conexão Ciência, acesse o site www.uniformg.edu.br e em seguida clique no link Periódicos.

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: