O Primeiro presépio mecânico do país, que em 2011 entra para o RankBrasil ? Recordes Brasileiros, foi construído pela família Curcio, brincando com a arte através do tempo. Já são 105 anos de exposição, percorrendo 32 cidades de três estados, com a estimativa de dois milhões de visitantes.
Além de ser o mais antigo presépio do Brasil, as dimensões da obra natalina também impressionam: são 6m de frente, 2m de fundo e 2,77m de altura. O peso total é de 150kg, mas a montagem é rápida, levando de duas a três horas.
Atualmente o Presépio Mecânico Curcio está em Limeira/SP, aos cuidados de Nelson Curcio, que faz parte da segunda geração da família. ?A arte traz cenas de uma pequena cidade antiga imaginada no tempo do nascimento de Jesus, em um perfeito paisagismo que emociona?, destaca.
Segundo Nelson, de uma forma peculiar e dando a impressão de que o presépio está vivo, a família Curcio faz com que os visitantes reflitam sobre o sentido religioso do Natal.
?O complexo maquinário, que tem mais de um século de estudos e aperfeiçoamento, traz sincronismo nos movimentos individuais dos bonecos, feitos de madeira entalhada à mão?, conta.
A obra também merece destaque pela tradição, que vem de outro país. Tudo começou em 1884, quando os irmãos Vicente, Pepe e Paulo eram crianças e moravam na Calábria/ Itália. Certa vez, ao brincarem na rua, fizeram bonecos e bichinhos de barro e depois deram movimento aos personagens.
Em 1906, a família Curcio veio para o Brasil, todos já casados e com filhos. Neste ano, Vicente Curcio fez as primeiras peças do presépio recordista.
Os membros familiares aprovaram a idéia e a cada ano alguma coisa em movimento era acrescentada. Hoje são mais de 100 bonecos diferentes, que contribuem para o sucesso do presépio.
Natal 2011
Em comemoração ao Natal de 2011, a exposição do presépio recordista acontece de 01 de dezembro até 06 de janeiro de 2012, no posto Graal Castélo, que fica no km 147 da Rodovia Washinton Luiz, em Limeira ? SP.
O Primeiro presépio mecânico do país e muitos outros recordes estão no www.RankBrasil.com.br.

COMPATILHAR: