Uma mulher de 39 anos, que estava internada na UTI da Santa Casa de Formiga desde segunda-feira (23) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e veio a óbito após ser constatada a morte cerebral, será a primeira pessoa a ter órgãos retirados na cidade para serem posteriormente transplantados.

A retirada dos órgãos está sendo realizada desde às 12h30 desta quinta-feira (26), por uma equipe de Belo Horizonte, formada por seis médicos de diferentes especialidades e uma enfermeira e a previsão é de seja concluída em três horas.

Todo o procedimento está sendo acompanhado pelo diretor técnico da Santa Casa, o médico Yuri Amorim Braga que se ocupou, juntamente com os médicos Stella Alencar e Robert Alcântara, do cumprimento de todos os protocolos exigidos nesses casos. Por fim, os profissionais do MG Transplantes foram contatados e cientificados de todos os testes para que fosse validada a doação.

Serão retirados os seguintes órgãos: coração, fígado e rins. O coração, que precisa ser transplantado em poucas horas será levado de Formiga para Belo Horizonte em um helicóptero cedido pela Secretaria de Estado de Governo de MG, que está na cidade aguardando o fim do procedimento de retirada (foto abaixo). Os demais órgãos serão levados por terra até Divinópolis onde uma aeronave os aguarda para levá-los para as unidades de saúde onde serão transplantados, também em Belo Horizonte.

Foto: Glaudson Rodrigues

A paciente, que residia em uma cidade da região, foi levada à Santa Casa pelo Samu. Informações sobre a identidade dela não foram divulgadas pela Santa Casa.

COMPATILHAR: