O formiguense Jorge Zaidam Viana de Oliveira lançará no dia 23 deste mês, às 20h, na sede do Tiro de Guerra 04-030, o livro “Sentinelas Formiguenses – História do Tiro de Guerra de Formiga”.

O livro conta com 474 páginas que narram a história do Tiro de Guerra de Formiga, desde os seus primórdios, em 1917, portanto há um século. Em seus capítulos, são mostrados que em Formiga existiram dois Tiros de Guerra e duas Escolas de Instrução Militar, antes da criação do atual TG 04-030, em 1946, com a denominação de TG 261”, explica Zaidam.

O autor inicia sua narrativa mostrando como era o Serviço Militar no país, desde o Brasil Colônia, passando pelo Império e pela República, até chegar aos dias de hoje. Ele dedica a maior parte do livro ao Tiro de Guerra de Formiga, desde a segunda década do século XX, cita as personalidades que fizeram história no TG, os atiradores que participaram da 2ª Guerra Mundial, além de retratar a galeria dos ex-instrutores e registrar as rainhas e as princesas do TG das décadas de 1950 e 1960. “Um capítulo é dedicado à Polícia Militar em Formiga, pelo fato de vários ex-atiradores pertencerem ao quadro da PM. Uma síntese das atividades do atual TG, desde a sua criação, também faz parte do trabalho e, por fim, como uma homenagem às verdadeiras ‘Sentinelas Formiguenses’, estão listados os nomes de todos os atiradores que passaram pelo TG, separados por Turmas de Instrução, desde o ano de 1934”, comenta Jorge Zaidam.

Segundo ele, o motivo que suscitou o desejo de escrever sobre a história do TG formiguense foi, em primeiro lugar, seu gosto pela pesquisa, já que o mesmo é formado em História pelo Unifor-MG. Depois, por ter sido instrutor do Tiro de Guerra por quase dez anos e delegado de Serviço Militar de Formiga por mais dez.

Como adquirir

No dia do lançamento, será possível a aquisição da obra autografada por Zaidam, pelo preço de R$50. Quem não puder comparecer ao evento, pode adquirir o livro em contato com o próprio autor pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (37) 99988-0630.

 

 

COMPATILHAR: