Preocupada com a segurança dos consumidores, a Pro Teste – Associação de Consumidores decidiu testar panelas de pressão. Foram avaliados, ao todo, 10 exemplares do item de cozinha, sendo cinco de 4,5 litros, com fechamento interno, e outras cinco do mesmo volume, mas com fechamento externo, das marcas Rochedo, Clock, Nigro Eterna, Fulgor e Eirilar New Line.
Os quesitos analisados pelos especialistas foram a diferença entre a pressão normal de trabalho e a nominal, a pressão de trabalho, a estabilidade da pressão mínima e máxima, o desempenho total do aparato, o manual de instruções, a facilidade de uso e a segurança térmica. Os produtos da Rochedo e Clock foram as melhores avaliadas.
Além de fazer o teste, a organização divulgou ainda dicas de segurança no uso deste equipamento tão frequente nas cozinhas brasileiras. Concentrar o fogo somente na base da panela, limitar seu uso a 2/3 do seu volume interno, abri-la apenas quando não houver mais pressão interna, observar o tempo de vida útil do aparato e jamais pressionar a tampa para que a panela abra são cuidados essenciais para se preparar um bom feijão sem correr riscos.

COMPATILHAR: