As denúncias publicadas pelo jornal Nova Imprensa e portal Últimas Notícias na sexta-feira (18), sobre a atual situação do Aterro Sanitário de Formiga foram tema de discussões durante a reunião da Câmara Municipal, de segunda-feira (21).

O ambientalista e editor do portal, jornalista Paulo Coelho, fez uso da Tribuna do Povo durante cinco minutos, para alertar sobre a gravidade do que vem ocorrendo naquele importante equipamento público. Falou ainda, das possíveis consequências, como a contaminação da bacia do rio Pouso Alegre, caso o problema não seja resolvido com urgência. “Como cidadão atuante na área ambiental posso garantir que esse é o mais grave crime nessa área, já constatado em Formiga; supera o ‘Lixo Fiat’ e a pior parte é que ele foi causado por inoperância, ingerência e irresponsabilidade da administração da cidade. Garanto que, com a chegada das chuvas, que estão próximas, o quadro se agravará e corremos o risco de ver parte de todo aquele lixo chegar às águas do Lago de Furnas”, comentou.

Paulo Coelho disse ainda, que há pelo menos três mil toneladas de lixo no local que não foram devidamente processadas, compactadas e recobertas e que não se resolve um problema dessa magnitude de uma hora para outra. “Essa administração não será poupada pelos órgãos ambientais por esse crime e como a situação financeira é complicada, sem a ajuda da Câmara, nada será resolvido a tempo de se evitar o pior. Por isso estou aqui, pedindo a ajuda dos senhores. Mas já aviso, se nada for feito por aqui, mobilizo o Greenpeace, o SOS Mata Atlântica, outras ONGs, o Brasil inteiro se preciso for, pois não podemos aceitar que um Aterro que já foi o melhor desse país, se transforme em um lixão a céu aberto. Não podemos deixar que nossos filhos e netos colham os frutos de tamanha irresponsabilidade”, encerrou o jornalista que, deixou claro que nesta hora é preciso que se some esforços do Executivo e do Legislativo de forma se viabilizar recursos financeiros e materiais que permitam imediatamente a deflagração uma operação de salvamento do aterro.

Presidente da Comissão Especial de Meio Ambiente, Manoel Messias (Pastor Manoel) convidou os demais integrantes da comissão (Mauro César – relator e Arnaldo Gontijo – membro) e os demais vereadores para, o mais rápido possível, fazerem uma visita ao Aterro. Manoel disse ainda, que já tentou visitar o local, mas foi impedido. O mesmo ocorreu com a equipe do portal, no dia 23 de fevereiro deste ano. A placa afixada no portão de entrada do Aterro Sanitário permite entrada apenas com autorização do secretário de Gestão Ambiental – Jorge Zaidan.

“Temos que ir até lá o mais rápido possível e trabalhar para a solução do problema”, disse pastor Manoel que ganhou o apoio dos demais vereadores que se prontificaram à participar da programada visita ao aterro.

A informação sobre a restrição de entrada foi criticada na Câmara até mesmo pelo presidente Evandro Donizeth da Cunha. “Isso aqui é um órgão público, se alguém chega querendo visitar eu tenho que deixar. Quem não tem nada a esconder, não barra a entrada de  ninguém”, afirmou.

 aterro 01

Placa afixada há meses, no portão de acesso ao Aterro Sanitário de Formiga

foto: Arquivo

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: