As suspensões dos serviços de telefonia da operadora Vivo se tornaram comuns em Formiga. Diante de um novo registro de interrupção nesta semana, o Procon, órgão subordinado à Procuradoria Municipal, tem recebido reclamações individuais de consumidores e já notificou a empresa a dar explicações sobre o que tem ocorrido. Caso não sejam dados esclarecimentos satisfatórios, o órgão prepara documentação para fazer uma representação ao Ministério Público. A operadora ainda está dentro do prazo legal de manifestação.

Segundo o Procon, no ano de 2015 foram registrados três períodos em que houve suspensão parcial ou total na prestação de serviços de telefonia móvel e fixa da Vivo na zona urbana e/ou na zona rural de Formiga. Foram feitos diversos atendimentos individuais de consumidores que se sentiram lesados e foi enviado à empresa pedido de esclarecimentos.

Recentemente, no fim de semana do Carnaval, houve suspensão parcial ou total na prestação de serviços de telefonia móvel na região de Pontevila, lago de Furnas e comunidades rurais adjacentes. Na oportunidade, foram registradas pelo Procon reclamações individuais de consumidores.

Posteriormente, da manhã do dia 14/02/2016 à tarde do dia 15/02/2016, foi registrada, novamente, suspensão nos serviços de telefonia móvel e fixa da empresa. Mais uma vez, foram abertos atendimentos individuais de consumidores que se sentiram lesados e foi encaminhada à Vivo uma Notificação de Abertura de Reclamação, solicitando que seja enviada defesa escrita com explicações quanto ao motivo da suspensão no fornecimento de serviço de telefonia móvel e as providências adotadas para reativação do serviço e, caso seja constatada falha por parte da operadora, que os consumidores lesados recebam abatimento proporcional na próxima fatura ou sejam restituídos, no caso de contratos de telefonia pré-paga.

Ranking de reclamações

Com relação aos atendimentos registrados no ano de 2015 pelo Procon de Formiga no SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), a VIVO ocupa o segundo lugar no ranking das empresas reclamadas, totalizando 20,35% do total de queixas, perdendo somente para a OI, que totaliza 22,90%.

O Procon orienta que os consumidores que se sentirem lesados devem solicitar abatimento proporcional da fatura ou restituição referente aos dias que não foi prestado o serviço e que ficaram “sem sinal”.

O Procon funciona na Rua José Premilo Montolli, 46, Centro, das 8 às 17 horas. O telefone é 3329-1830.

 

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