O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) alertou na segunda-feira (13) que 84% dos 2,2 milhões de veículos envolvidos em campanhas de recall por causa dos airbags ainda não realizaram o serviço, ou seja, 1,8 milhão de veículos estão circulando com algum defeito no seu airbag.

Por esse motivo, o Procon de Formiga orienta os consumidores a ficarem atentos se seus veículos estão incluídos na lista daqueles que precisam passar pelo recall.

“É importante esclarecer que recall é a convocação por parte do fornecedor para que determinado produto [ou toda uma série ou lote] seja levado de volta para substituição ou reparo de possíveis ou reais defeitos, sendo de inteira responsabilidade do fornecedor essa convocação e sua execução, não podendo gerar nenhum tipo de custo para o consumidor. Porém, o consumidor deve atender imediatamente a tal chamado, que, afinal, é a garantia de sua própria segurança, evitando-se acidentes de consumo, tendo em vista que a proteção à vida, à saúde e à segurança são direitos fundamentais previstos constitucionalmente e assegurados pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, observa a coordenadora do Procon, Iara Faria.

O Denatran informou ainda, que 85% dos recalls dirigidos a veículos automotivos podem causar lesões aos ocupantes dos veículos. “No caso dos airbags, apenas 16% dos recalls foram atendidos, o que significa que 84% desses veículos estão andando pelas ruas com seus airbags defeituosos”, disse o diretor do Órgão, Elmer Coelho Vicenzi.

Entre os anos de 2013 e 2015, houve aumento das campanhas de recall de veículos, sendo que dados do Boletim Recall, do Ministério da Justiça mostram que, nesse período, o airbag foi o componente mais afetado pelas campanhas de recall. Em segundo lugar, vêm os freios, com 17% do total de peças com defeito.

“Um pequeno número de consumidores atendem aos chamamentos para recall e muitas das vezes isto se deve à dificuldade de o consumidor saber se seu veículo está incluído em algum desses chamamentos. Assim, o Procon orienta os consumidores a consultarem, no site do Denatran, na aba à esquerda ‘Serviços on-line’, link ‘Habilitação, Veículo e Recall’, se o se veiculo precisa de algum reparo gratuito, informando o número do chassi do mesmo”, informa Iara.

Os consumidores que se sentirem lesados ou necessitarem de algum esclarecimento devem comparecer ao Procon, que está situado à Praça Alberto Montarroyos, s/nº (Terminal Rodoviário), sala 2, Centro. O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h. O telefone de contato é 3329-1830.

 

Fonte: Decom||

COMPATILHAR: