O Procon Regional, que atende Formiga, Córrego Fundo e Pimenta, orienta a população a não consumir as cervejas Backer.

O Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) notificaram a Cervejaria Backer a fazer recall, ou seja, recolher todas as cervejas de suas marcas produzidas desde outubro de 2019, além de suspender as suas vendas.

A medida visa preservar a saúde dos consumidores, depois que foi constatada a presença dedietilenoglicol no produto e pacientes internados com a síndrome nefroneural apresentarem a mesma substância no sangue. Até então são 17 casos. Duas pessoas morreram. Uma das vítimas, de 60 anos, era residente de Pompéu, na região Centro-Oeste.

Sendo assim, a comercialização dessas bebidas está suspensa até que seja descartada a possibilidade de contaminação por substâncias tóxicas dos demais produtos.

De acordo com o órgão, ainda não há informações sobre como será feito esse processo de recall das cervejas.

Veja a nota da Cervejaria Backer sobre o assunto na íntegra:

“A Backer informa que a medida de recall solicitada pelos Ministérios está sendo objeto de apreciação judicial para revogação do ato. A cervejaria reitera que não faz uso do dietilenoglicol em seu processo produtivo e que o episódio apurado pelas autoridades limita-se ao lote “Belorizontina”, não tendo qualquer relação com os demais rótulos da empresa, que possui processos autônomos de produção.”

Na sexta-feira (10), o  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) interditou a fábrica da cervejaria como medida cautelar, enquanto desenvolve as investigações sobre as substâncias tóxicas encontradas na cerveja Belorizontina. Foram apreendidos 139 mil litros de cerveja engarrafada e 8.480 litros de chope. Também foram lacrados tanques e demais equipamentos de produção.

“Diante dos fatos, o Procon Regional se prontifica a atender os consumidores que se sentirem lesados e ressalta, mais uma vez, o não consumo das bebidas”, informa o órgão.

 O Procon Regional está situado na rua Lassance Cunha, 82, Centro de Formiga. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone de contato é o (37) 3329-1830.

COMPATILHAR: