O Procon Regional, que atende as cidades de Formiga, Pimenta e Córrego Fundo, divulgou nesta terça-feira (16), o resultado de uma pesquisa de preços (à vista) de ovos de Páscoa, caixas de bombom e outros chocolates. O levantamento foi feito do dia 4 ao dia 15 de abril, em oito estabelecimentos comerciais.

A coordenadora do órgão, Iara Faria, disse que a pesquisa tem o objetivo de auxiliar os consumidores na compra desses produtos, que são bastante procurados nessa época do ano. As variações de preços constatadas referem-se ao período em que foi realizada a coleta de preços. Portanto, os valores praticados atualmente podem ser diferentes e estão sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

De acordo com o órgão, entre os produtos, algumas variações de preços devem ser observadas pelos consumidores. No caso do “Ovo Crocante”, por exemplo, existe uma variação de 45,5% com relação aos preços praticados pelos estabelecimentos comerciais onde foi feita a referida pesquisa. Com relação ao “Ovo Surpresa Dinossauro” existe uma diferença de 44,3%. Então, é de suma importância que os consumidores comparem bem os preços antes de adquirir os produtos.

“Outro ponto que precisa ser observado pelos consumidores é o custo-benefício do deslocamento em relação aos estabelecimentos comerciais que apresentam produtos mais baratos. Lembrando que é permitida aos comerciantes a diferenciação de preços para compras à vista e a prazo, sejam elas feitas em dinheiro ou através de cartão de crédito, cheque e outros. Além disso, a nota fiscal deve ser sempre exigida pelos consumidores no ato da compra”, ressaltou a coordenadora do Procon.

O Procon Regional alerta os consumidores para que observem o preço e a qualidade dos produtos a serem adquiridos. Eles devem sempre avaliar a relação preço e qualidade ao fazerem suas pesquisas. Além disso, não devem se esquecer das informações que estão nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação. Outra dica valiosa é observar se os brinquedos/brindes que acompanham os ovos/chocolates possuem selo de certificação de qualidade e indicação de idade da criança para uso.

Os consumidores que se sentirem lesados ou necessitarem de algum esclarecimento devem comparecer ao Procon Regional, que está situado à rua Lassance Cunha, 82, no Centro. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone de contato é o (37) 3329-1830.

 

 

Fonte: Decom ||

COMPATILHAR: