A baixa procura pela vacina contra o Papilomavírus humano, conhecido como HPV, fez com que a Secretaria de Saúde de Formiga emitisse um alerta sobre a importância da imunização contra a doença, já que o desencadeamento do vírus pode ocasionar os cânceres de útero, pênis e boca.

Mesmo disponível em quantidade suficiente nos Programas de Saúde da Família (PSF’s), a vacina contra o HPV não tem sido tão procurada quanto o Setor de Vigilância Epidemiológico esperava. Meninas que possuem de 9 a 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos devem se imunizar.

A vacina previne contra quatro tipos de vírus e contra a segunda doença que mais mata mulheres brasileiras, o câncer de colo de útero. Já no caso dos meninos, ela ajuda no combate ao câncer de pênis e de boca, além de evitar a transmissão da doença para outras pessoas.

O esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde prevê duas doses da vacina contra o HPV, em um intervalo de seis meses. O procedimento é feito em todos os PSF’s.

Para receber a vacina, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacinação. Também são imunizados homens e mulheres com o vírus HIV e aids.

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: