Os produtores rurais com propriedades às margens do Sistema MG-050/BR-265/BR-491 aprovam a campanha ?Segura o Bicho? desenvolvida pela Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pela administração e operação da rodovia. No início de março, a equipe da empresa visitou dezenas de fazendas e sítios para conscientizar os proprietários sobre o dever de guarda dos animais. As pessoas foram orientadas a verificar rotineiramente a conservação das cercas e dos mata-burros. O trabalho já aconteceu entre Formiga e São Sebastião do Paraíso.
Élcio Soares possui 38 animais de grande porte na chácara em São Sebastião do Paraíso, próximo da BR-491, perto da divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Ele costuma viajar por outras rodovias e já sentiu na prática o perigo que um animal pode causar a um motorista. ?Mantenho minhas criações presas para não causar nenhum risco. Fico feliz em receber a equipe da Nascentes das Gerais e saber que mais gente terá informações sobre cuidados fundamentais com seus animais de pequeno e grande porte. É um trabalho muito interessante?, diz.
Em Formiga, José Miguel também recebeu os profissionais da Nascentes das Gerais. Além dos danos aos motoristas, o produtor destaca que a fuga de animais representa prejuízo para os produtores rurais. ?Ninguém quer ser responsável por machucar um pai de família e necessitamos prender os bichos de maneira certa. A outra parte ruim é que perder um animal a falta que ele vai fazer no dia a dia da roça?, afirma.
A gestora de comunicação da Nascentes das Gerais e responsável pelo Plano de Gestão Social (PGS), Marcelina Liberato, mostra aos proprietários rurais que o dono é responsável pela guarda do animal e, consequentemente, responderá por eventuais acidentes causados por ele, conforme consta no artigo 936 do Código Civil. Por isso, é fundamental averiguar constantemente o rompimento das cercas e providenciar reforço na contenção quando for necessário.
A Nascentes das Gerais trabalha para conscientizar os proprietários rurais de sua responsabilidade com seus animais. Contudo, caso o usuário verifique algum animal no Sistema MG-050, pode fazer contato com o Centro de Controle Operacional (CCO), pelo telefone 0800 282 0505. O caminhão-boiadeiro será enviado ao local e fará o recolhimento do animal ao Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais (CVGA), da universidade Unifor, em Formiga. O animal ficará recolhido em virtude de convênio assinado entre a faculdade e o Governo de Minas.

COMPATILHAR: