Na terça-feira passada (13), o professor Anísio Cláudio Rios Fonseca, professor dos cursos de engenharia ambiental, engenharia civil e química e coordenador do acervo mineralógico do Unifor recebeu a visita do advogado, pesquisador e historiador Tarcísio José Martins, que, há muito, pesquisa, ativamente, quilombos e informações sobre eles, bem como suas verdadeiras localizações.
Segundo o professor Anísio Fonseca, o visitante investiga a região de Formiga e, por esse motivo, o procurou. ?Nossos caminhos se cruzaram porque pesquiso minerais no Morro das Balas e ele pesquisa vestígios de quilombos por lá. Ele precisa de mais informações sobre a região e, conhecedor do meu trabalho, combinou comigo o encontro. Foi uma honra recebê-lo e compartilhar de seu vasto conhecimento. De nossa parte, iremos fornecer informações sobre aspectos geológicos e geomorfológicos locais que auxiliem em sua pesquisa, diz.
A aluna Jordana Luísa de Castro, do 6º período de ciências biológicas, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que acompanha o professor Anísio Fonseca em suas pesquisas e no desenvolvimento do Projeto ?Geologia para Todos?, também participou da reunião, quando trocou informações com o pesquisador a respeito de artefatos arqueológicos de Pains, cidade onde mora, dentre outros assuntos.
Obra
O pesquisador presenteou o representante do Unifor com um livro de sua autoria, que possui mais de mil páginas, ?Quilombo do campo grande ? A história de minas que se devolve ao povo?. Na obra, ele cita o Prof. Anísio, que o ajudou a identificar alguns minerais encontrados no Morro das Balas.
O advogado, pesquisador e historiador Tarcísio José também é sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), desde abril de 2002, e, brevemente, será sócio efetivo da organização, ocupando a cadeira de número 92. Mantém, ainda, o site www.mgquilombo.com.br, com centenas de informações e pesquisas, além de artigos e livros para download.

COMPATILHAR: