O professor Clésio Barbosa Lemos Júnior, do Unifor, passou a ser integrante do Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens (BNI) para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 (Enade 2011). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? INEP do Ministério da Educação (MEC), através do edital nº 8/2011, recebeu as inscrições entre os dias 20 e 29 de julho deste ano.
O professor e os demais inscritos com as melhores pontuações foram convocados para participar de uma capacitação promovida pelo INEP, entre 8 e 13 de agosto, em Brasília. Nessa fase, os docentes serão informados sobre as normas, procedimentos e critérios técnicos necessários para a elaboração e revisão dos itens.
Os professores qualificados irão elaborar e revisar itens para construir 34 provas diferentes. Isso porque o Enade 2011 é composto por 26 áreas de abrangência, sendo que a área de Engenharia é composta por oito grupos diferentes de cursos.
Para o professor Clésio, um dos aspectos determinantes para ser selecionado foi sua experiência de 12 anos como docente. ?Ser referenciado no INEP/MEC como integrante do cadastro de elaboradores é bastante significativo para o meu currículo e é um enorme ganho profissional?.
Requisitos
Entre os requisitos básicos para o cadastramento, o candidato deve ter diploma de conclusão de curso de graduação devidamente registrado e emitido por instituição de educação superior credenciada pelo Ministério da Educação e exercer atividade docente na área escolhida no momento da inscrição.
Enade 2011
O exame será aplicado no dia 6 de novembro, em todo o território nacional, e avaliará cerca de 400 mil estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental. A partir deste ano, os alunos ingressantes serão avaliados com base no desempenho que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições 2009 e 2010.
Participação
De acordo com informações publicadas no site do INEP, o Instituto realiza chamadas públicas com o intuito de convocar interessados em formular e revisar itens para a composição de provas de avaliações desenvolvidas pelo órgão.
As chamadas públicas fazem parte de um processo mais amplo de estruturação para que o INEP assuma diretamente a responsabilidade pela formulação dos seus instrumentos de avaliação, constituindo, para tal, um sistema de elaboração e revisão de itens, o BNI. Tem-se como intuito, também, aumentar a participação da comunidade acadêmica de todo o Brasil nos processos de avaliação educacional desenvolvidos por este instituto.

COMPATILHAR: