O quadro de mestres do Unifor-MG ganhou mais um integrante no primeiro semestre deste ano: o professor Hugo Resende, do curso de ciência da computação.
Ele defendeu a dissertação no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP), no dia 16 abril, com o título ?Algoritmos paralelos para determinar agrupamentos em grafos com única ou múltiplas camadas?.

A área de concentração do mestrado/linha de pesquisa é Otimização. O professor explica sobre o estudo: Várias aplicações são naturalmente representáveis pela estrutura matemática combinatorial grafos. A identificação de vértices altamente relacionados sugere a existência de clusters de vértices que proporcionam uma melhor avaliação dos dados. Por essa razão, o problema de agrupamento em grafos tem sido bastante estudado por pesquisadores de diversas áreas. Entretanto, para grafos de larga escala, a identificação de agrupamentos é ainda considerada um grande desafio. Poucos são os algoritmos baseados na otimização de alguma medida de qualidade que realiza tal tarefa de forma eficiente?.

Com base no que foi relatado acima, no projeto, foram propostos algoritmos paralelos e eficientes para a solução do problema de agrupamento em grafos, também conhecido por problema de detecção de comunidades em redes. Esses algoritmos se mostraram bastante eficientes, superando resultados da literatura em diversos estudos de casos.

No Unifor-MG, Hugo Resende leciona as disciplinas Organização de Computadores e Projeto Integrado, Linguagens Formais e Autômatos (5º período) e Compiladores (7º período), no curso de ciência da computação.

O estudo e a conclusão de um curso em nível mestrado é uma importante conquista na minha carreira profissional. Durante o período em que realizei a minha pesquisa, tive a oportunidade de lidar com diferentes problemas computacionais, o que me trouxe uma grande capacitação como pesquisador e professor universitário. Além disso, durante esse período, tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com tecnologias ainda não conhecidas durante a minha graduação. Devido a essa aquisição de conhecimento, tornei-me também um profissional mais preparado para lidar com pesquisas científicas na área computacional. Gostaria de enaltecer a qualidade do meu curso de graduação, o qual foi realizado no Unifor-MG. O conhecimento adquirido durante o período da graduação foi um fator de considerável importância tanto para ingressar no mestrado quanto no desenvolver da pesquisa. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer aos meus colegas e professores da graduação que, hoje, alguns deles são colegas de profissão?, destacou o professor Hugo Resende.

COMPATILHAR: