Em solenidade realizada no dia 30 de agosto em Brasília, o professor do IFMG ? Campus Formiga, Fábio Lúcio Corrêa Júnior, foi premiado em primeiro lugar no concurso Prêmio Brasil de Engenharia 2011.
A premiação foi pelo trabalho de sua tese de doutorado ?Desenvolvimento de uma plataforma de reabilitação para membro superior aplicada a pacientes pós-acidente vascular encefálico, sob a orientação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Marcos Pinotti.
O destaque da cerimônia foi a entrega do Grande Prêmio Inovação que também foi conferido ao trabalho do professor Fábio Lúcio. O trabalho combina equipamento de tecnologia e procedimentos clínicos para recuperar movimentos comprometidos pela doença, também conhecida como Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame. A plataforma recebeu o nome de Neurom e está em processo de patente. De acordo com o professor, em breve, o produto poderá ser produzido em maior quantidade e utilizado pela rede pública de saúde.
A cerimônia de entrega da premiação foi realizada pelo Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e pelo Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, a iniciativa, em seu segundo ano, teve como tema-macro Engenharia para Todos.
Nesta edição, o prêmio abrangeu nove áreas temáticas: construção sustentável; saneamento e recursos hídricos; resíduos sólidos; transportes e mobilidade urbana; agricultura sustentável e biotecnologia; sustentabilidade energética; educação tecnológica; inclusão digital; e engenharia cidadã.

COMPATILHAR: