O professor Ricardo Wagner de Mendonça Trigo, que leciona nos cursos de educação física do Unifor, foi selecionado para cursar doutorado em ciências do desporto, na UTAD (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro), em Vila Real, Portugal.
Segundo o professor, o processo de seleção para o programa foi feito por meio de avaliação de projeto de pesquisa e análise de currículo. ?Apresentei um estudo intitulado ?Influências do comprimento e da frequência de braçadas na velocidade média na prova dos 100m nado livre e as possíveis interferências nos métodos de ensino e treinamento deste nado?, por intermédio do qual pretendo analisar as possíveis influências destes componentes biomecânicos do nado crawl e a velocidade média dos nadadores das provas de 100m nado livre e no que esta relação pode interferir no ensino da natação. Minha pesquisa pretende confirmar ou propor uma nova metodologia de ensino deste nado nas aulas de natação?, detalha.
Ele conta que o programa terá início em 4 de julho e será encerrado no dia 28 do mesmo mês. As aulas presenciais do curso serão realizadas em julho deste ano e de 2012, sempre de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 19h. ?Inicialmente, pretendo analisar os nadadores brasileiros que disputam a prova dos 100m nado livre em competições nacionais das categorias infantil, juvenil, júnior e adulto. Possivelmente, terei de analisar alguns atletas internacionais e isso irá acontecer durante a minha estada na Europa e em alguns eventos que acontecem no Brasil, com a participação de atletas estrangeiros?, explica o professor.
Para encerrar, o pesquisador fala sobre a importância dos estudos que irá desenvolver. ?Cursar um programa deste nível só tem a valorizar a minha formação profissional, o que irá refletir na melhoria das minhas intervenções juntos aos alunos, contribuindo, assim, para a valorização tanto do Centro Universitário de Formiga como dos cursos de educação física?.

COMPATILHAR: