O professor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Pascoal José Gaspar Júnior foi aprovado para cursar doutorado na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), pelo Instituto de Biologia ? Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular ? área de concentração Bioquímica. O resultado da aprovação saiu em novembro 2009.
De acordo com o Prof. Ms. Pascoal Jr., o objetivo do trabalho será a pesquisa por enzimas produzidas por diversas espécies de fungos e a sua aplicação biotecnológica na produção do biodiesel ou do bioetanol. Um dos grandes destaques da atualidade na área de biocombustíveis é o interesse pelo uso de recursos naturais baseados em materiais lignocelulósicos para a produção de etanol ou por fontes produtoras de lipídeos usados para a produção de biodiesel. As possíveis aplicações sobre o aproveitamento dessa biomassa através da biotecnologia enzimática tem se transformado numa solução plausível para o problema gerado principalmente pelos resíduos agrícolas e também pela diminuição progressiva das reservas de combustíveis derivados do petróleo.
O orientador do professor do UNIFOR-MG é o professor Dr. Sérgio Marangoni (UNICAMP) e o co-orientador, o professor Dr. Saulo Luis da Silva (UFSJ ? Universidade Federal de São João del Rei ? campus Divinópolis).
O Prof. Ms. Pascoal Júnior agradeceu o apoio dado pelo UNIFOR-MG e ressaltou a importância da pesquisa científica em uma instituição que preza pela qualidade. O UNIFOR-MG está crescendo muito em termos de pesquisa. Futuros projetos deverão incrementar ainda mais a infra-estrutura da Instituição. O professor comentou ainda sobre algumas conquistas na área de pesquisa: Com a parceria primordial com o Prof. Ms. Juraci Lourenço Teixeira e também com a ajuda de alguns alunos de iniciação científica, apresentamos vários trabalhos em congressos, como: XIX Congresso Latinoamericano de Parasitologia; XXV Congresso Brasileiro de Microbiologia; IV Simposio Estadual de Engenharia Ambiental.

Currículo
O professor ministra aulas nos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário de Formiga. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós graduação Lato Sensu em Química e também em Nutrição Humana e Saúde, além de mestrado em Microbiologia dos Alimentos, todos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Microbiologia, com ênfase em requerimentos nutricionais e enzimas em fungos.

COMPATILHAR: