O Prof. Ms. Michel Pires da Silva, professor do curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG, foi aprovado para cursar doutorado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Segundo ele, o processo de seleção se baseia nos seguintes pontos: quantidade de artigos publicados e relevância, histórico escolar da graduação e do mestrado e avaliação do projeto. ?Os documentos são avaliados por oito professores, que dão notas de 0 a 10. Para a aprovação, o candidato deve tirar, no mínimo, média 7. É claro que, ao longo do desenvolvimento, há uma grande ajuda do orientador, o qual sempre se faz presente para o direcionamento e apoio em toda a avaliação?, conta o professor.

De acordo com o Prof. Ms. Michel, durante o doutorado, ele irá trabalhar com a linha de sistemas distribuídos. ?Pretendo trabalhar com fluxos de trabalhos (workflows) aplicados em grades computacionais científicas. O objetivo principal é avaliar a carga aplicada a esses ambientes e gerar, desta forma, mecanismos em computação autônoma, configurando-os de forma adequada e automática, visando a otimização do poder de processamento existente?, explica.

O professor fala sobre a nova oportunidade. ?Estou muito feliz pelo resultado, principalmente por se tratar da excelente instituição que é a UFMG. Espero trabalhar muito nessa nova fase e tentar, em um futuro próximo, contribuir, dentro de sala de aula, com conhecimento renovado e de ponta, deixando o aluno informado sobre as pesquisas e avanços nas áreas afins ao meu projeto?, declara.

Formação
O Prof. Ms. Michel possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente, é professor titular do Centro Universitário de Formiga e da Faculdade Pitágoras, em Divinópolis/MG. O professor possui experiência na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em simulação distribuída, sistemas operacionais, programação orientada a objetos, arquitetura orientada a serviço (SOA) e engenharia de software, atuando nos seguintes temas: simulação distribuída, aplicações web corporativas, web services, padrões de projeto, programação Java, alta disponibilidade e balanceamento de carga.

COMPATILHAR: