O professor pós-graduado em solos e meio ambiente e coordenador do acervo do laboratório de mineralogia do Unifor-MG, Anísio Cláudio Rios Fonseca, participa de um fórum internacional on-line permanente sobre mineralogia.
Em contato permanente com professores, pesquisadores e colecionadores de vários países, principalmente da América do Sul, Europa, África e América do Norte, o professor Anísio Fonseca encontrou um meio eficiente de discutir, assimilar o conhecimento e, acima de tudo, divulgar a riqueza mineral do município de Formiga para o mundo.
Anísio Fonseca, que é profundo conhecedor da área e que coleciona minerais desde os quatros anos de idade, se diz muito entusiasmado com o que já pode trocar de informações em apenas quatro meses de experiência com os mais renomados professores e colecionadores da área.
Segundo o professor este fórum é aberto a todas as pessoas que trabalham na área de mineralogia e colecionam minerais e também uma grande oportunidade para a troca de conhecimento, exposição de fotos e intercâmbio científico. Sendo importante ressaltar que não se trata de comércio de minerais preciosos ou semi-preciosos. O objetivo do fórum não é comércio e muito menos ganhar dinheiro, trata-se de divulgação e de um ganho pessoal e profissional muito grande .
Entre os minerais expostos e que chamam muito a atenção pela sua beleza e peculiaridades estão as piritas globulares, com suas formas esféricas perfeitas elas são encontradas no município de Formiga nas localidades de Morro das Balas e Luanda, ou então as piritas octaédricas, em forma de ponta de flecha (algumas formam estrelas), são encontradas na comunidade de Cunhas.
Um detalhe interessante é que essas piritas inicialmente douradas e que muitos as chamam de ouro de tolo, porque muitas pessoas adquirem estas pedras pensando ser ouro – daí o apelido – com o passar do tempo elas oxidam e ganham a tonalidade marrom.
Conforme relatos do professor Anísio Fonseca, nesse período em que participa do Fórum, já foi possível obter um profundo conhecimento sobre os minerais ali divulgados de outras regiões do Brasil e de outros países também. A própria sociedade não dá muito valor a esses minerais por ter baixo valor comercial e muitos são usados de maneira decorativa, mas, no meio científico e acadêmico, tem enorme valor para estudos, e mesmo com baixo valor comercial são aplicados nas mais diversas áreas, inclusive na gemológica (joalherias). Entre os raros minerais encontrados no município de Formiga está o metadiabásio blastoporfirítico, conhecimento como granito preto, e que, a princípio, é muito usado como ornamento e que está em fase de pesquisa. É um mineral raro e muito bonito. A exploração comercial por vários motivos ainda é inviável, mas ele merece uma maior atenção pela sua beleza e raridade, finaliza o professor.
Mais detalhes sobre estes minerais e outros podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal (www.formiga.mg.gov.br – link Geologia).

COMPATILHAR: