O V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto foi realizado de quinta-feira a sábado (16 a 18), na cidade de Ouro Preto. Em sua quinta edição, o EEMOP foi organizado por meio de uma colaboração interinstitucional entre o IFMG – Campus Ouro Preto e a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Durante o evento foram realizadas palestras, minicursos, mesas redondas. Os participantes puderam submeter, antecipadamente, trabalhos nos formatos de comunicações científicas e relatos de experiências.
O professor Chrisley Bruno Ribeiro Camargos e os alunos Carlos Eduardo Lucas, Gustavo Venâncio Pimenta e Thais Oliveira Duque, do Campus Formiga apresentaram um relato de experiência e o mesmo professor juntamente com os alunos Carlos Eduardo Lucas, João Vítor de Paula Gonçalves e Thais Oliveira Duque ministraram um minicurso durante o evento.
O relato de experiência foi intitulado ?Sucata Sinfônica: explicações sobre a presença de modelos matemáticos em instrumentos feitos de sucata?. O relato apresentou a análise de um trabalho realizado por um professor da rede pública municipal de Educação de Formiga que envolveu seus alunos no projeto ?Sucata Sinfônica?, projeto o qual, a partir da reutilização de materiais descartáveis, reúne duas grandes e, aparentemente, diferentes áreas: a ?matemática? e a ?música?.
Vale ressaltar que o professor deixa clara a importância da reciclagem e apresenta a beleza dos sons por meio dos materiais descartáveis.
O minicurso ?matemática e música: a harmonia dos números? foi baseado em pesquisas sobre relações entre matemática e música que, em geral, são tratadas como campos de saber completamente distintos e isolados um do outro. No entanto, os autores do trabalho apresentam analogias e similaridades existentes entre as duas áreas, capazes de proporcionar aplicações no ensino e aprendizagem da Matemática.
As atividades de cunho educacional que foram apresentadas no minicurso, possibilitam desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas no ensino da matemática, indicando possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados à música, sob uma perspectiva de desenvolver algo significativo e motivador aos alunos, professores e educadores.
Outros alunos do curso de matemática, beneficiados pelo edital que concede auxílio aos estudantes para participação em eventos científicos, acadêmicos ou tecnológicos, também puderam participar do evento.

COMPATILHAR: