Na quinta-feira passada (16), os alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil assistiram a uma palestra com o professor Francesco Gostoli, da Universidade de Veneza, Itália.
O encontro ocorreu na Sala de Multimeios 2 do Unifor-MG. O professor falou sobre vários assuntos relacionados à arquitetura, como métodos de conceber o espaço arquitetônico, detalhe, medida, volume e espaço na arquitetura, além de comentar a relação entre o homem e esse espaço e a construção/avaliação da ideia de viver entre paredes.
A palestra foi conduzida de uma maneira informal, com a participação dos alunos em questionamentos e comentários. Segundo Francesco Gostoli, manter contato direto com os acadêmicos é muito bom. ?A conversação informal promove um aprendizado maior, além de aguçar o interesse dos participantes?, disse.
Palestrante
O professor Francesco Gostoli é arquiteto e engenheiro e leciona na Universidade de Veneza, em cursos de pós-graduação. Sua vinda ao Brasil se deu graças a um convite da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), para fazer a abertura do VII Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior. O evento é sediado, desde 1999, pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2010, pela primeira vez, o seminário foi realizado em Alfenas.
O professor Clésio Barbosa Lemos Júnior, que leciona no curso de arquitetura e urbanismo e também na Unifal, foi o tradutor da palestra proferida pelo professor Francesco, tanto na Universidade quanto no Unifor-MG. O convite para que o visitante viesse ao Centro Universitário de Formiga foi intermediado por Clésio Barbosa, que também apresentou a cidade e o campus ao convidado. Segundo ele, o município ainda possui um conjunto arquitetônico repleto de casas e obras antigas, o que é valioso na visão dos profissionais.
O evento contou com o apoio da coordenação dos cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil, representada pelo professor Valério Tadeu de Assis, que ressaltou a importância do intercâmbio de ideias e da troca de experiência entre duas culturas tão próximas.
Parceria
Após o evento, ficou aberta a possibilidade de uma cooperação entre o curso de arquitetura e urbanismo do Unifor-MG e a Universidade de Veneza, representada pelo professor Francesco, para que, em breve, possa se idealizar um projeto de iniciação científica para o estudo evolutivo da projetação de arquitetura: um enfoque nas comunidades periféricas.

COMPATILHAR: