Desde março deste ano, o professor Andrei Pereira Pernambuco está cursando doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de biologia celular, por intermédio do departamento de morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade.
O pesquisador irá desenvolver um trabalho relacionado ao tratamento da fibromialgia, cujo título é ?Impacto de um programa de educação em saúde sobre aspectos neuroimunocomportamentais de pacientes com fibromialgia?. Para isso, irá contar com a orientação da professora Débora d? Ávila Reis (UFMG) e co-orientação da professora Luciana de Souza Cota Carvalho (UFMG/Unifenas).
De acordo com Andrei, durante o desenvolvimento da pesquisa, será aplicado um programa de educação em saúde específico para pacientes com fibromialgia. No decorrer do estudo, será acompanhado o comportamento de alguns marcadores imunes, endócrinos e comportamentais envolvidos na doença, assim como as correlações destes marcadores com os principais sintomas da doença, o que, por sua vez, permitirá avaliar a eficiência do tratamento proposto.
Parte do estudo (amostragem, intervenção e coleta de dados) será realizada em Formiga. A parte da análise laboratorial e do armazenamento do material biológico será desenvolvida no laboratório de biologia do Sistema Linfóide e da Regeneração da UFMG.
Para o desenvolvimento do trabalho, o professor selecionará 60 mulheres, com idade entre 20 e 65 anos, que possuam diagnóstico confirmado ou suspeita de fibromialgia e que tenham interesse em participar, voluntariamente, da pesquisa.
As interessadas podem entrar em contato com Carla, pelo telefone: (37) 3321-2142, em horário comercial.

COMPATILHAR: