O professor Roger Gontijo, que leciona nos cursos de engenharia ambiental e sanitária, engenharia civil e arquitetura do Unifor, participou como convidado da Oficina de Elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade ? Diretrizes e Programas para a Conservação da Biodiversidade, que aconteceu no Hotel JB Palace, no município de Divinópolis, no mês passado.
O Plano Estadual é um dos subprojetos que compõe o projeto estratégico de Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga e está sob a coordenação do IEF (Instituto Estadual de Florestas).
A oficina contou com a participação de representantes de ONG?s, Instituições de Ensino Superior (IES), Sindicatos Rurais, Setor Produtivo, Instituições Privadas, Cooperativas, Associações e Comunidades Tradicionais.
Segundo Roger Gontijo, foram abordadas diferentes temáticas como a investigação científica e a biodiversidade, conservação da biodiversidade, agrobiodiversidade, sociobiodiversidade, bem como temas transversais como a educação ambiental, arranjos jurídicos, institucionais e os impactos na biodiversidade.
O objetivo da oficina foi propor diretrizes e estabelecer programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade no Estado de Minas Gerais. O professor Roger Gontijo ressaltou a importância da iniciativa e considera ponto forte do plano a inserção e envolvimento dos diversos setores da sociedade.

COMPATILHAR: