O educador físico, Fábio Vieira de Castro fez uso da ?Tribuna do Povo?, durante a reunião do Legislativo, na segunda-feira (11), e falou sobre o esporte público na cidade de Formiga.
Ele pediu o apoio dos vereadores para que seja criada uma Secretaria de Esportes no município. Atualmente, o Departamento de Esportes e Lazer está vinculado à Secretaria de Educação. ?Que seja criada uma Secretaria de Esportes no município, com recursos próprios e com profissionais capacitados. Eu venho aqui pedir apoio a vocês para que possamos criar a nossa secretaria, para serem desenvolvidos projetos para a comunidade?.
O professor falou sobre a verba que é destinada para a prática do esporte na cidade. ?Trago aqui um pouco de como está o esporte em Formiga. Sabemos que as verbas do Setor de Esportes dependem da aprovação de recursos da Secretaria de Educação. Essas verbas são para custear os funcionários e os eventos do setor. Temos um chefe no setor, dois monitores e um funcionário que está afastado, sendo um número insuficiente?.
De acordo com Fábio Vieira, alguns eventos esportivos atendem apenas ao público adulto. ?Temos na cidade poucos projetos especializados para crianças a partir de 6 anos. Há 3 anos que Formiga não sedia o Jimi. Com isso, as equipes são montadas ao acaso. Se você me perguntar se temos uma equipe que treina com profissionais, por exemplo, o voleibol, eu digo que não temos. Quando temos campeonatos, são colegas meus que acabam representando a cidade e carregando as equipes nas costas?.
Na ocasião, o professor apresentou, por meio de slides, várias quadras em Formiga, sem pintura, sem alambrado e que servem como ponto para uso de drogas. ?Não temos um centro esportivo na cidade e não é possível realizar eventos por causa da situação das quadras. Não temos condições de receber alguns projetos. Isso sem falar na quantidade de mato e lixo nesses locais. Nenhuma cidade da região tem tantas quadras poliesportivas como temos aqui, mas que infelizmente são mal aproveitadas?, explicou.

COMPATILHAR: