A professora Nélida Reis Caseca Machado, que leciona no curso de direito do Unifor-MG desde 2005, foi aprovada para cursar mestrado na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Ela conta que a seleção para o curso foi feita por meio de uma prova escrita, sobre três textos disponibilizados pela comissão avaliadora, além de uma entrevista, apenas com os aprovados na primeira etapa, ambas realizadas em dezembro do ano passado. Após a seleção, também foi feito o preenchimento dos requisitos, avaliado o currículo lattes e analisada a viabilidade do projeto apresentado no momento da inscrição.
O curso teve início em fevereiro deste ano e tem previsão de término para início de 2013. A professora explica que sua área de concentração será Constitucionalismo e Democracia, tendo como linha de pesquisa as relações sociais e a democracia. ?O projeto apresentado na seleção envolve o questionamento das minorias, mais especificadamente acerca dos quilombolas, e o diálogo necessário dessas minorias com o Estado, sob pena de se enfraquecer a democracia e a própria definição de Estado?, detalha.
Segundo ela, o mestrado sempre foi uma busca individual, para crescimento intelectual e cultural, além do domínio do conhecimento na área específica. ?Obviamente que a exposição a esse conhecimento, inclusive pelo esforço que o mestrado exige, traz um reflexo direto sobre os alunos, pois eles poderão angariar, consequentemente, os conhecimentos adquiridos. Da mesma forma, o Centro Universitário de Formiga também ganha, tanto em excelência, com mais um título do corpo discente, quanto em ligação com outros núcleos de conhecimento, dentro da interação com outra faculdade, estabelecendo o diálogo entre as instituições?, diz.
A professora Nélida é formada em direito pela Universidade José do Rosário Velano (Unifenas) e pós-graduada em direito público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Atualmente, leciona direito constitucional II (4º período), direito processual constitucional (5º período), práticas jurídicas em direitos fundamentais individuais e coletivos (10º período) e tópicos avançados em direito (10º período).

COMPATILHAR: